diariodostrilhos@gmail.com

Vencedora da concessão da Linha 7-Rubi deverá contratar funcionários da CPTM para os primeiros anos de operação

Segundo o secretário Rafael Benini, isto será uma obrigação contratual.

Publicado: 17/08/2023

O secretário de Parcerias em Investimentos do Governo do Estado, Rafael Benini, durante sabatina em Comissão de Transportes na Assembleia Legislativa (ALESP), informou que os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que atuam na Linha 7-Rubi deverão ser contratados pela nova concessionária, nem que seja por um período determinado.

De acordo com Benini, a CPTM possui um corpo técnico e de trabalhadores com grande conhecimento de ferrovia, portanto, pessoas de grande valor profissional e apesar de não ser possível obrigar a nova concessionária a manter essas pessoas para sempre em seus quadros, definiu que isto deve acontecer por um certo período.

A resposta aconteceu a deputada Mônica do Movimento Pretas que questionou a forma que a concessão se deu com a ViaMobilidade, os problemas gerados e como isto poderia ser evitado.

Ainda foi pontuado pelo secretário que as contratações manteriam a linha funcionando da mesma forma por alguns anos e o fato da ViaMobilidade ter assumido sem contar com os conhecimentos da CPTM, foi um erro.

“ViaMobilidade. Você tem muita razão que isso funcionaria igual como eu falei os funcionários da CPTM tem um conhecimento da malha uma coisa absurda e é isso. Tanto é que no TIC a gente está obrigando, infelizmente eu não posso obrigar o cara a contratar pra sempre né? Mas que o cara [se referindo ao vencedor do leilão e concessionário] tem que pegar pelo menos três a cinco anos funcionários da CPTM para manter a linha sete operando durante os primeiros anos. Porque o conhecimento que o funcionário da CPTM tem sobre o trilho é uma coisa impressionante e a gente não pode perder isso. Então você tem razão quando você fala isso que foi um erro da ViaMobilidade quando assumiu de não contratar funcionários da CPTM que tem o maior conhecimento das oficinas.”

Como este site informou, o leilão do Trem Intercidades deverá ser adiado para o começo de 2024 e assim permitir que os concorrentes elaborem propostas mais interessantes para todos os envolvidos.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/08/10/privatizacao-da-linha-7-rubi-e-trem-intercidades-sera-adiada-para-o-comeco-de-2024-afirma-tarcisio/

Para melhor entendimento, veja abaixo como será cada um destes três meios de transporte:

* Trem Intercidades:
– 101 km de extensão com três estações (Palmeiras-Barra Funda, Jundiaí e Campinas);
– tempo de viagem aproximado de uma hora e quatro minutos;
– trem com capacidade para transportar 800 passageiros sentados em uma composição diferente da
tradicional, prevendo contar com serviço de bordo.

* Linha 7-Rubi:
– 35,2 km de extensão no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato;
– projeto prevê um intervalo médio entre os trens de  4 minutos, mas buscando chegar a 3 minutos, em 50 minutos de viagem o tempo total.
– cada trem tem a capacidade de transportar 2 mil passageiros em pé e sentados em cada viagem.

* Trem InterMetropolitano:
– extensão de 65,8 km com nove estações, sendo as já existentes entre Francisco Morato e Jundiaí e acrescentando as estações de Valinhos, Louveira, Vinhedo e Campinas;
– a estimativa é de um intervalo médio entre os trens de 15 minutos nos horários de pico e um tempo total de 55 minutos a viagem;
– o transporte de passageiros por trem é similar ao da Linha 7-Rubi, 2 mil passageiros em pé e sentados.

O TIC contará com um total de 15 trens novos de alta capacidade de velocidade, podendo chegar a 140 km/h, maior conforto e com serviço de bordo (previsão) para concluir na média de em uma hora o trajeto entre a Barra-Funda e Campinas.

Estes novos trens elétricos deverão ser comprados e foi escolhido o trem elétrico e não o transporte a diesel, para também contribuir com uma menor emissão de gases poluentes e uma menor agressão ao meio ambiente.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

3 Comments

  1. Joga

    Ou seja, o funcionário do Estado que será obrigado a trabalhar na empresa privada e depois será demitido porque ele no irão ficar com ninguém e pagar o salário que é de direito a esses funcionários. Marcutaias vista

  2. Wagner Bernardo

    Bem contraditório….
    Fizeram uma construção onde o ferroviario de carreira , foi estigmatizado como sendo um ineficiente, agora assumem que precisam dele, e ainda dizem para a população não se preocupar que logo as linhas 08/09, voltarão a ter o padrão da empresa estatal.
    PERA LA , se precisam da mão de obra dos funcionários de carreira da Estatal , se precisam que o estado continue transferindo milhões mais milhões para eles através das clausulas de equilíbrio econômico, e o que tudo indica o serviço fiicará mais caro e com pior qualidade, a privatização está fazendo o povo de trouxa na cara dura, simples assim!

  3. Caique

    Necessário colocar uma cláusula proibindo a empresa que assumir, mandar embora os ferroviários contratados. É fácil usar todo conhecimento e experiência dos profissionais depois descartá-los depois de 5 anos…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: