diariodostrilhos@gmail.com

Privatização da Linha 7-Rubi e Trem Intercidades será adiada para o começo de 2024, afirma Tarcísio

Governador deve promover leilão apenas em fevereiro ou março do próximo ano para que os concorrentes elaborem melhor as suas propostas.

Publicado: 10/08/2023

Durante entrevista ao Flow Podcast nesta quarta-feira, 9 de agosto de 2023, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas informou que o leilão do Trem Intercidades para Campinas que inclui a privatização da Linha 7-Rubi será adiado para o próximo ano.

O motivo é o pedido de alguns concorrentes a concessão que ele não informou os nomes, mas disse ser no mínimo quatro candidatos para que o prazo seja prorrogado do leilão, permitindo que a proposta a ser apresentada no dia do certame seja melhor elaborada, com o prazo para análise dos recursos, da linha, do projeto e outros temas.

“A gente precisa criar alternativas. Uma alternativa realmente são os trens Intercidades. O primeiro vai ser o Campinas-São Paulo. Ah quando é que vai sair? Bom, o edital já está publicado, tem inclusive leilão marcado para novembro. Bom, já tem quatro grupos estudando o Trem Intercidades,, Campinas-São Paulo. E o que acontece? Tem [uma empresa que fala], faz o leilão em novembro que eu estou dentro, não precisa mais prazo. E tem [empresa pedindo] para me dar mais prazo, me dá mais sessenta ou noventa dias para organizar minha proposta, eu quero me aprofundando e tal. Bom eu acho que faz sentido dar mais noventa dias e jogar esse leilão com isso ano que vem pra gente ter uma concorrência maior e ter outros grupos participando. E é provavelmente que a gente vai fazer.”

Com o adiamento de 90 dias estimado, o leilão previsto para novembro deverá acontecer em fevereiro ou março de 2024, caso novos motivos ou contratempos não atrasem ainda mais o processo.

Tarcísio explicou que o serviço do Trem Intercidades, que é o trem direto entre Palmeiras-Barra Funda e Campinas com uma parada apenas em Jundiaí, será com tempo médio de 64 minutos e velocidade média do trem entre 120 ou 110 km/h, ficando pronto em sete anos.

Já o Trem Intermetropolitano, será o trem parador, ou seja, obedecendo parada em todas as estações entre Jundiaí e Campinas, com prazo de ser entregue nos primeiros quatro anos da concessão.

No primeiro semestre, o vice-governador Felício Ramuth, afirmou que ao menos quatro países têm interesse em participar do leilão do trem Intercidades.

“Mas de qualquer maneira no início do ano que vem a gente leiloa. São dois tipos de serviço: um trem intermetropolitano que é o que a gente chama de trem parador. Né? Então ele sai de Campinas, vai parando na região metropolitana de Campinas, até chegar em Jundiai, depois vai parando, Francisco Morato, Franco da Rocha, caindo até chegar aqui em São Paulo e tem o Expresso. O expresso sai de Campinas uma parada em Jundiaí e vem até São Paulo, um trem de média velocidade, a gente está falando de cento e assim, 120 km/h, mas assim na média vai andar 100 km/h, 110 km/h. Vai fazer esse trajeto aí em 64 minutos Campinas, São Paulo. E é o primeiro. O Parador fica pronto em quatro anos. O expresso em sete anos, sete anos você tem um trem expresso, Campinas, São Paulo.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM}
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads –https://www.threads.net/@diariodostrilhos

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: