diariodostrilhos@gmail.com

“Pulo do Camelo” pode levar Linha 9-Esmeralda até Palmeiras-Barra Funda no futuro

Projeção é do secretário do Governo do Estado, Rafael Benini em fala na ALESP.

Publicado: 16/08/2023

No futuro a Linha 9-Esmeralda pode chegar na estação Palmeiras-Barra Funda, atualmente atendida pela linha 8 também da ViaMobilidade A informação/projeção é do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, durante fala em comissão na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).

O líder da pasta participou de uma sabatina na Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações na semana passada, respondendo várias perguntas realizadas por deputados paulistas a respeito do transporte público.

Ao ser questionado sobre a aplicação de multas a ViaMobilidade sobre problemas na operação das linhas 8 e 9, Benini explicou que os valores a serem pagos pela concessionária deverão ser investidos na própria concessão.

O foco seria uma ampla modernização do sistema de sinalização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, rotuladas como antigas e segregadas, impedindo portanto, uma operação conjunta das duas linhas,  como o que acontece atualmente nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa que possuem sinalização mais nova e moderna.

Com este investimento seria possível algo rotulado pelo secretário como “pulo do camelo” que seria integrar a operação das duas linhas com trens intercalados, criando por exemplo, um atendimento de trens que iriam normalmente para Osasco pela Linha 9-Esmeralda, para também na outra direção até Barra-Funda, mesmo que em horários específicos.

Ouça a seguir a fala de Rafael Benini na comissão sobre este tema que apesar de uma ideia importante, não tem data para sair do papel.

“Essas multas são para investir dentro da própria concessão. E qual é a nossa ideia aqui? A gente quer melhorar a sinalização da linha oito e nove. Então hoje a linha oito e nove tem uma sinalização antiga que não permite algumas certas operações. Se a gente conseguir colocar uma uma nova [sinalização] a gente pode diminuir esse headway, tempo de viagem para três minutos e meio, até três minutos e também a gente consegue fazer entre conexões entre a oito e a nove, que daí a que a gente chama, de pulo do camelo, que é levar nove, por exemplo, para Água Branca ou até para Barra Funda. Então a gente vai ter essa possibilidade quando a gente tem que é o 710, né? Um serviço aí setecentos e dez eu consegui testar porque tem a mesma sinalização na linha sete e na linha dez. Se eu conseguir por a mesma sinalização que hoje não é da linha oito na linha nove eu consigo fazer trens misturando oito e nove e isso melhora o serviço para população.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

3 Comments

  1. Eduardo Felipe dos Santos

    O correto é pulo do carneiro. Porque é o cruzamento dos trens da linha 7, 8 e 9.

    1. Willian Moreira

      Exato, é que optei por usar a terminologia citada pelo próprio secretário na ocasião.

  2. Jonatas

    É, mais uma vez eles estão “passando pano” para esta concessão que já mostrou ser incompetente. Ainda espero que o contrato seja cancelado e que as linhas 8 e 9 voltem a ser da CPTM. Bom, quem sabe um dia..

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: