Trem percorreu trecho entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré na Linha 9-Esmeralda. Publicado: 03/05/2023 A ViaMobilidade realizou no feriado prolongado entre os dias 29 de abril a 1º de maio, mais uma sessão de testes com o novo trem da Série A (8900) da Alstom, percorrendo parte da Linha 9-Esmeralda. O novo trem foi entregue no final de fevereiro […]
Trem percorreu trecho entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré na Linha 9-Esmeralda.
Publicado: 03/05/2023
Foto: Diário dos Trilhos
A ViaMobilidade realizou no feriado prolongado entre os dias 29 de abril a 1º de maio, mais uma sessão de testes com o novo trem da Série A (8900) da Alstom, percorrendo parte da Linha 9-Esmeralda.
O novo trem foi entregue no final de fevereiro deste ano e desde então passa por processo de avaliação e testes para depois ser colocado em operação para atender os passageiros.
Além da linha 9, este trem já percorreu parte da linha 8, com a empresa avaliando o desempenho nas duas linhas, porém ainda sem definir em qual ele deve estrear.
Nos testes são avaliadas sua operação como um todo, inclusive parada e partida das estações, abertura e fechamento de portas, entre outros pontos.
A composição trata-se do primeiro de 36 trens da Série A (Alfa) fabricados pela empresa francesa Alstom no interior do estado, em Taubaté.
Todos estes novos trens possuem salão contínuo de ligação entre os oito carros. Cada trem contará, câmeras de monitoramento, contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, além de detectores e extintores de incêndio e extintores, sistema de Controle Automático de Trem (ATC) e capacidade de transporte para 2.600 passageiros.
Para atender este pedido, a Alstom ampliou as instalações da sua fábrica em Taubaté, local onde os novos trens estão sendo fabricados.
Com a chegada dos novos trens que fazem parte de uma série de ações obrigatórias em contrato para promover a melhoria no atendimento ao passageiro das duas linhas, parte da frota atual da ViaMobilidade será devolvida para a CPTM utilizar em outras linhas que estão sob sua administração.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.