Durante a manhã parte da Linha 5-Lilás ficou paralisada devido a problemas na estação Santo Amaro. Publicado: 27/04/2023 Os passageiros da Linha 5-Lilás enfrentaram problemas para chegar aos seus compromissos na manhã desta quinta-feira, 27 de abril de 2023, devido a problemas no funcionamento da estação Santo Amaro e suas portas de plataforma. Por conta disso, por volta das 5h30 […]
Durante a manhã parte da Linha 5-Lilás ficou paralisada devido a problemas na estação Santo Amaro.
Publicado: 27/04/2023
Foto: Natã Amorim/Reprodução Twitter
Os passageiros da Linha 5-Lilás enfrentaram problemas para chegar aos seus compromissos na manhã desta quinta-feira, 27 de abril de 2023, devido a problemas no funcionamento da estação Santo Amaro e suas portas de plataforma.
Por conta disso, por volta das 5h30 a circulação dos trens foi paralisada parcialmente, com os trens deixando de atender Santo Amaro.
Para diminuir um pouco os transtornos, a ViaMobilidade acionou o sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) pedindo ônibus para a SPTrans.
Foi informado pela concessionária que 35 ônibus estavam prestando o atendimento, conforme nota abaixo que explica como está o atendimento.
“Às 8h13, a operação na Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás começou a ser normalizada, com os trens voltando a circular nos dois sentidos. A abertura das portas dos trens na estação Santo Amaro é feita manualmente com apoio dos Agentes de Atendimento e Segurança. A Linha já está em pleno funcionamento, mas a Operação Paese com 35 ônibus entre Capão Redondo e Largo Treze continua para atendimento dos passageiros”
Entretanto, filas gigantescas, falta de informação e demora para percorrer este trajeto marcaram o horário de pico e pós pico de hoje, com o diretor presidente da ViaMobilidade, Marcio Hannas, em entrevista a TV Globo tirando a responsabilidade da concessionária pelo erro no atendimento do PAESE, já que na sua visão a SPTrans criou um plano de operação diferente do proposto pela Linha 5-Lilás.
“Nós solicitamos o PAESE para que fizesse o looping de Largo Treze até Chácara Klabin e no outro sentido de Chácara Klabin até o Largo Treze. Entretanto, a SPTrans avaliando o viário acabou decidindo fazer um sistema diferente do PAESE e não teve a comunicação de volta para nós, então por isso a informação em primeiro momento foi dada aos nossos clientes de maneira equivocada porque o que estava acontecendo foi diferente do solicitado por nós”, disse Hannas.
O motivo da falha também foi explicado e seria devido a problemas no sistema de sinalização.
“Teve uma manutenção na madrugada feita pelo nosso fornecedor de sistema de sinalização e essa falha a gente ainda não tem a causa exata, mas provavelmente foi em função dessa intervenção feita na madrugada.”
Ao ser questionada sobre a fala de Marcio Hannas, a SPTrans no entanto rebateu a acusão e disse que atendeu de pronto o pedido de PAESE conforme solicitado pela ViaMobilidade, entre Giovanni Gronchi e Largo Treze. Leia a nota a seguir na íntegra:
“A SPTrans esclarece que atendeu prontamente os pedidos de Paese recebidos da administradora da Linha 5-Lilás e aguarda informações oficiais, por e-mail, em relação a eventual pedido de alterações do trajeto.
Às 5h40, a SPTrans recebeu e-mail solicitando Paese para atender as estações Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze, o que foi implantado como solicitado pela Via Mobilidade.
Ao contrário do que foi dito em entrevista veiculada há pouco, a SPTrans não recebeu até o momento qualquer pedido de Paese entre Largo 13 e Chácara Klabin.”
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.