Encontro que contou com a presença de deputados estaduais, definiu alguns próximos passos que a categoria deve tomar para impedir o fim da companhia de trens. Publicado: 26/04/2023 Uma audiência pública realizada nesta segunda-feira, 24 de abril de 2023, na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) foi marcada como o “primeiro passo” de ações dos ferroviários que são contrários ao […]
Encontro que contou com a presença de deputados estaduais, definiu alguns próximos passos que a categoria deve tomar para impedir o fim da companhia de trens.
Publicado: 26/04/2023
Foto: Reprodução ALESP
Uma audiência pública realizada nesta segunda-feira, 24 de abril de 2023, na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) foi marcada como o “primeiro passo” de ações dos ferroviários que são contrários ao processo de privatizações anunciado por Tarcísio de Freitas, no caso, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Em um encontro com duração de mais de duas horas, líderes dos sindicatos que representam os trabalhadores, como do Sindicato da Central do Brasil e Sindicato dos Ferroviários de SP, além de funcionários e parlamentares, debateram a respeito da situação iminente de fim da companhia.
O objetivo da categoria é evitar demissões e que todas as linhas sejam concedidas para a iniciativa privada, como projetado pela gestão para acontecer até o final de 2025.
Uma comissão de deputados formada por Simão Pedro, Maurici e Luiz Claudio Marcolino fez propostas aprovadas pelos presentes que encheram o plenário, sobre ações para as próximas semanas.
Entre as medidas ficou definido consultar as câmaras municipais das cidades atendidas pela Linha 7-Rubi e debater a questão da privatização com os moradores locais, principais afetados e também usuários dos trens urbanos.
Além disso, conversar com o Governo Federal para tentar barrar o Trem Intercidades, devido à falta de diálogo entre União e Estado no compartilhamento dos trilhos e também buscar maneiras para romper o contrato de concessão das linhas 8 e 9, operadas pela ViaMobilidade.
Veja uma breve fala durante a audiência do presidente do Sindicato dos Ferroviários, Eluiz Alves de Matos.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.