Gestão de Ricardo Nunes entendeu que veículos prestam serviço parecido com mototáxi. Publicado: 25/04/2023 Após proibir mototáxis e patinetes, a Prefeitura de São Paulo dá mais um passo contra a mobilidade urbana e segue rumo ao retrocesso. Nesta segunda-feira, 24 de abril de 2023, as vítimas da gestão atual foram os tuk-tuks, veículos apresentados por uma empresa de transporte na […]
Gestão de Ricardo Nunes entendeu que veículos prestam serviço parecido com mototáxi.
Publicado: 25/04/2023
Foto: Divulgação Grilo/Reprodução
Após proibir mototáxis e patinetes, a Prefeitura de São Paulo dá mais um passo contra a mobilidade urbana e segue rumo ao retrocesso. Nesta segunda-feira, 24 de abril de 2023, as vítimas da gestão atual foram os tuk-tuks, veículos apresentados por uma empresa de transporte na semana passada.
A Grilo Mobilidade, empresa brasileira de Porto Alegre havia anunciado a sua chegada com 20 veículos iniciais na frota para prestar o serviço de transporte por aplicativo, concorrendo com a Uber, 99 e In Driver, por exemplo, mas com corridas limitadas até seis quilômetros do ponto de partida.
Os tuk-tuks da empresa (veículo com três rodas, uma na frente e duas na parte traseira), tem capacidade para três pessoas, motorista e até dois passageiros que viajam sentados em uma cabine fechada (imagens da matéria).
São veículos elétricos, ou seja, contribuem para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e seriam uma alternativa de viagem e opção para se deslocar na cidade.
Entretanto, o CMUV (Comitê Municipal de Uso Viário) notificou a empresa para suspender as operações, explicando ao site Metrópoles que o transporte de pessoas é permitido apenas para automóveis, classificando estes veículos como mototáxis.
Em nota enviada ao Tecnoblog, a empresa Grilo Mobilidade afirmou que vai recorrer desta decisão e que lamenta a suspensão das suas operações.
Os tuk-tuks desempenham outros papéis importantes na cidade como na entrega de produtos e prestação de serviços, levando maior carga e de maneira mais segura. Veja a seguir exemplos apresentados em eventos de mobilidade, inclusive durante a pandemia.
Foto: Diário dos TrilhosFoto: Diário dos Trilhos
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
A prefeitura deveria proibir o uso das bicicletas nas calçadas. Está cada dia pior essa prática.
CurtirCurtir