Dados são fruto de levantamento da Secretaria de Segurança Pública dos crimes registrados pelas vítimas em delegacias da região.
Publicado: 19/04/2023

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 19 de abril de 2023, o segundo relatório de ocorrências criminais na área do entorno da chamada “Cracolândia”, no centro de São Paulo.
Semanalmente o relatório é divulgado e pega um período de sete dias, ou seja, uma semana. O recorte mais recente é entre os dias 10 a 16 de abril de 2023 com mais de 150 registros.
No que trata do transporte sobre trilhos, o mapa aponta seis ocorrências no período, com as vítimas sofrendo roubo ou furto de celulares.
Foram dois crimes na estação República, dois na Luz, um em Marechal Deodoro e outro no Anhangabaú.
Veja a seguir os registros divulgados com data, horário aproximado, local e característica:
10/04/2023 19:15:00 – FURTO EM INTERIOR DE ESTAÇÃO METRÔ/TREM ESTAÇÃO METRÔ MARECHAL DEODORO FURTO – INFRATOR A PÉ – TROMBADA SÓ CELULAR
10/04/2023 19:30:00 – FURTO EM INTERIOR DE ESTAÇÃO METRÔ/TREM AVENIDA PRESTES MAIA FURTO – BOLSO/VESTES PERCEBEU SÓ CELULAR
13/04/2023 16:00:00 – ROUBO A TRANSEUNTE RUA BRIGADEIRO TOBIAS ROUBO – INFRATOR(ES) A PÉ SÓ CELULAR – *Saída Brigadeiro Tobias do metrô estação da Linha 4-Amarela*
15/04/2023 05:00:00 – ROUBO A TRANSEUNTE ESTAÇÃO METRÔ ANHANGABAÚ ROUBO – INFRATOR(ES) A PÉ CELULAR E OUTROS
16/04/2023 04:00:00 – ROUBO A TRANSEUNTE ESTAÇÃO METRÔ REPÚBLICA ROUBO – INFRATOR(ES) A PÉ SÓ CELULAR
16/04/2023 21:12:00 – FURTO EM INTERIOR DE TRANSPORTE COLETIVO (DENTRO DO ONIBUS/TREM/METRO) ESTAÇÃO METRÔ REPÚBLICA FURTO – INFRATOR A PÉ SÓ CELULAR
Ainda segundo a SSP, neste período foram atendidas pela Polícia Militar na área do entorno do fluxo de usuários de drogas, 938 ocorrências, sendo 162 ocorrências de perturbação do sossego, 84 ocorrências de desinteligência, 1 ocorrências de receptação, 46 ocorrências de furto e 48 ocorrências de roubo, 8 ocorrências relacionadas a atendimento de pessoas.
Foi realizado pela PM 82 ações ostensivas em pontos de incidência criminal, além de 14 operações de prevenção criminal.
No começo do mês de abril como uma das ações de aumento na segurança da região central e maior transparência nas informações, o Governo do Estado começou a divulgar os dados de ocorrências na área do entorno de pontos com concentração de usuários de drogas, compreendendo os bairros Santa Efigênia, Anhangabaú, Luz, República, Santa Cecília e Campos Elíseos.
Dentro deste espaço delimitado para análise, estão as estações Marechal Deodoro, Santa Cecília, Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), São Bento, Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e CPTM) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante).
A estação Sé, localizada em uma região que está com altos índices de crimes de diferentes formas e horários, não consta até o momento neste mapa de monitoramento.
Para conhecer o mapa e consultar as ocorrências acesse https://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Diagnostico.aspx
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/
Enquanto isso, tem um concurso com 300 pessoas disponíveis pra contratação imediata do cargo de agente de segurança, o governo de sp e o metrô se recusam q contratar.