A nova operadora terá a obrigação de criar um “puxadinho” de operação entre Barra-Funda e Brás em caráter temporário, tempo este para os passageiros se acostumarem com a mudança.
Publicado: 13/04/2023

Após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada, a operação será encurtada em relação à operação atual, com os trens passando a sair somente da estação Palmeiras-Barra Funda, deixando os passageiros sem o atendimento na Luz e Brás por parte desta linha.
O motivo principal dessa medida é a projeção do Governo do Estado em ampliar a capacidade de atendimento da Barra-Funda, levando mais linhas e passageiros ao local.
De acordo com o edital da concessão e um dos seus anexos que trata da convivência operacional com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), depois do contrato ser assinado, dará início ao processo gradual de transferência da operação da estatal para a nova concessionária.
Em dado momento que deve acontecer antes do primeiro ano ser completado, os trens vão deixar de circular entre Luz e Brás, passando a sair para Jundiaí a partir da Barra-Funda.
Porém até que as obras de expansão das linhas 11-Coral e 13-Jade terminem para levar ambas também para Barra-Funda, uma espécie de “puxadinho” operacional será criado.
Em acordo com a CPTM, a nova operadora deverá, de maneira provisória, atender com trens em intervalos razoáveis, a ligação entre Barra-Funda e Luz, ou até o Brás, a ser definido pelo Poder Concedente (Governo do Estado de São Paulo).
“1.1 O SERVIÇO LINHA 7 INICIAL terá destino em São Paulo na estação Palmeiras Barra Funda, levando em conta que a operação da Linha 11 da CPTM será estendida até àquela estação. Caso a extensão da Linha 11 não seja concluída até o início da OPERAÇÃO COMERCIAL do SERVIÇO LINHA 7 INICIAL, pela CONCESSIONÁRIA, por qualquer razão, o PODER CONCEDENTE poderá optar por realizar: (i) a extensão da circulação da Linha 7 no trecho Barra Funda até Luz ou Brás, denominado de EXTENSÃO TEMPORÁRIA DA OPERAÇÃO DO SERVIÇO LINHA 7 INICIAL; (ii) a operação do trecho de Brás até Luz, pela CPTM, por meio da Linha 10; ou (iii) qualquer outra estratégia operacional, pela CPTM, para o trecho que se mostre tecnicamente viável, atendendo da melhor forma o interesse público.
1.2 A EXTENSÃO TEMPORÁRIA DA OPERAÇÃO DO SERVIÇO LINHA 7 INICIAL, consistindo na extensão de sua operação no trecho Barra Funda até Luz ou Brás, será implantada nas condições adiante indicadas:
(i) O PODER CONCEDENTE, em até 90 dias contados a partir do início da fase PRÉOPERACIONAL, determinará à CONCESSIONÁRIA, se o caso, a EXTENSÃO TEMPORÁRIA DA OPERAÇÃO DO SERVIÇO LINHA 7 INICIAL, informando sua estação terminal (Luz ou Brás). Caso não haja esta determinação, prevalecerá o SERVIÇO LINHA 7 INICIAL;
(ii) Na hipótese da determinação da EXTENSÃO TEMPORÁRIA DA OPERAÇÃO DO SERVIÇO LINHA 7 INICIAL, a CONCESSIONÁRIA deverá colaborar com o PODER CONCEDENTE para ampla promoção e divulgação ao público, na mídia e por meio das estações e trens, gerando e custeando todo o material necessário, inclusive aqueles a serem utilizados pela CPTM para divulgação em suas estações e trens. Esta divulgação, com a indicação do trecho da “extensão temporária”, deverá ocorrer pelo menos 15 (quinze) dias antes do início da prática operacional supervisionada, constante do item 1.3 seguinte;”
Ou seja, quando a mudança acontecer os passageiros devem saber com pelo menos 15 dias antes dessa alteração, buscando assim antecipar os usuários da alteração na operação.
Este atendimento entre Barra-Funda e Brás, guardadas as proporções, lembra a época em que a Luz passou por grande reforma e modernização de plataformas e trens faziam este trajeto, transformando a região em um caos no horário de pico.
O mesmo documento afirma que no caso a concessionária iniciar a operação do serviço da Linha 7-Rubi e neste momento as linhas 11 e1 3 já estiverem na Barra-Funda, não será necessário este serviço.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/
Quem sai prejudicado é o usuário que utiliza a linha 7 rubi até a rio grande da serra e terá que descer na barra funda e fazer baldeação com a linha vermelha e azul. Esse governo não pensa na população trabalhadora, só no bolso dele
A linha 10 continuará indo até a Barra Funda depois da concessão da linha 7 ? Faz uma diferença enorme poder ir até o terminal rodoviário da Barra Funda pela linha 10.
Em vez de melhorar ,vai ficar pior,mexer onde está melhorando
Todo dia uma conversa diferente!!! Vai destruir todo o sistema existente pra tentar refazer e de forma inferior só prejudicando ainda mais o cidadão . Vê se que não existe um plano para uma melhoria imediata, só visa o lucro e blindar a concessionária.
Marcelo, TODOS que planejam essas “pérolas” no transporte coletivo só se locomovem de automóvel… Assim é fácil, né?
Qual o problema de vocês? Gostam de prejudicar o trabalhador mesmo né seus arrombados, quer melhorar o trafego então façam melhores propostas pra essa estação de merda, as pessoas que trabalham e vão para a estação da luz e brás não são obrigados a se espremerem nesse lixo por causa da querer de vocês, vocês estão merecendo uma boa manifestação nada pacifica nessa empresa de merda pra lembrarem quem é a prioridade desse serviço PUBLICO OBRIGATÓRIO!
Por aí se vê que os “gestores” são pessoas que sequer andam de trem e estão tomando decisões desastradas. A estação da Luz tem acesso à linha azul e amarela do metrô, muito melhor para quem vai pegar o trem de Campinas
Vamos ver se as escadas comportam tanta gente nas saídas e entradas da estação.
Falhas……prevejo falhas…..Porque mexer no que tá quieto e funciona?
Que absurdo,deixar de seguir até o Brás,pensem no caos que será a estação Barra Funda.Na Luz há conexão com outras linhas…Barra Funda só com a vermelha.So pode ser para facilitar a vida da Concessionária,mas o povo vai se dar mais uma vez,só pra variar…pq não consultam o usuário que utiliza essa linha até a Luz, Brás?Isso precisa ser repensado urgentemente,antes da privatização,aliás SP será entregue a Iniciativa Privada…e só vai piorar.
Estas falacias, não Resolverá em Nada, Como que fica A linha 7 que sai de Jundiaí a Rio Grande da Serra , Terá o mesmo Excesso de Passageiros na Barra Funda, Deveria colocar mais trens e Fazer o Serviço de Jdi a Rio Grande da Serra. É um Absurdo começar com esses Retrógrado de transferencia de um TREM para Outro. Deveria ficar como está.
Tudo que Estado faz a gestão é uma porcaria, tem que privatizar mesmo, a choradeira dos funcionários públicos é Grande, vai acabar essas mamatas, as greves excessivas que só atrapalham a mobilidade urbana.
Que péssima notícia! Concessão e privatização só visam lucros, portanto os serviços serão precarizados, conforme a população já sabia. Ah sim, depois vem os aumentos abruptos das tarifas.
Sim, por isso a linha 4 e a linha 5 é tão precária kkkk
Mais uma vez o interesse particular se sobressai sobre o interesse público. Se deve conceder a linha rubi para castas de malandros que concedam a linha turquesa para que o interesse público seja respeitado. Evitando baldeação que só faz o trabalhador perder tempo. Mas num país onde o interesse público é colocado em quinto plano para que os malandros se saiam bem!
BOM DIA O SERVIÇO 710 É TÃO BOM NÃO VEJO PORQUE TIRAR E DEIXAR O POVO SOFRENDO
Esse governo só ajuda os empresários os passageiros que se lasquem.
O MP/SP, está acompanhando ?
Não deixem para investigar e fiscalizar só quando estiver instalado o caos nesse tipo de transporte público em razão dessa mudança.
Que porcaria de notícia. Quem vem de Rio Grande da Serra para Jundiaí ? Quem vai para a Lapa saindo do Bras ou para Piqueri entre outras, quantas mais mudanças serão realizadas ? Quem perde é o cidadão que levanta cedo e terá que levantar ainda mais cedo e continuar recebendo um serviço precário. Tudo sem
Definição ou planejamento. Que o usuário pague por tudo, sempre assim
O MP/SP, está acompanhando ?
Não deixem para investigar e fiscalizar só quando estiver instalado o caos nesse tipo de transporte público em razão dessa mudança.
E quando tiver greve no metrô, coisa que sempre tem, vamos ter que ir a pé?
Eu acho é pouco
Bem feito
para os q votaram nesse imbecil
É isso aí!
Primeiro faz-se todo um processo de sucateamento da coisa pública.
Depois, vende-se a idéia de que o Estado é incapaz de gerir e que a privatização é a solução mais óbvia!
A mídia não divulga os detalhes das negociatas e os lucros absurdos das empresas que estão comprando tudo a um valor irrisório.
Comeca-se então o corte dos custos, pois o que importa mesmo é a divisão de lucros entre os investidores. A população que se dane. São pobres mesmo!
Parabéns a todos os envolvidos que colocaram esse forasteiro entreguista na gestão do Estado.
Assim que fizerem transformaçóes na linha 7 rubi , devem levar em consideração a acessibilidade da estaçao pirituba a anos os passageiros doentes são carregados nos braços escada acima
Esse Tarcísio é um verdadeiro câncer para SP
O privado, prefere mais as cargas, com maior lucratividade.
Que p,#h☠️💀🏴☠️ é essa!
Não estão levando em conta a opinião dos passageiros, essa concessão é só mais um processo de sucateamento do serviço pú lico e de transferência do dinheiro dos nossos impostos para o privado, essas empresas no dia-a-dia nos prestam serviços péssimos pois visam o lucro e não o bem estar da população.
Que palhaçada é essa de querer criminosamente destruir a linha 7! Cadê as manifestações do povo para IMPEDIR esse absurdo?? Cadê!???
Se pelo menos diminuir o tempo de espera e consequentemente que nós possamos conseguir “entrar” no trem e descer na estação com menos sufoco, já seria melhor….pois até os gados são transportados , sem serem esmagados!!!!