ViaMobilidade fala em sabotagem após casos de furtos de cabos

Entretanto, a característica dos autores e a forma dos crimes configura uma ação realizada por dependentes químicos e não algo coordenado com a finalidade de prejudicar a operação.

Publicado: 11/04/2023

Foto: Reprodução TV Globo

Após uma sequência de casos de furtos e vandalismo nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade que opera as linhas informou que esses atos seriam ações de sabotagem realizada por terceiros que tem como objetivo prejudicar a circulação dos trens.

A citação da empresa aconteceu após agentes de segurança efetuarem a prisão de três pessoas que estavam cortando cabos na região de Presidente Altino, na cidade de Osasco, durante a madrugada.

Em nota divulgada para a imprensa nesta segunda (10), a concessionária afirma que as ações são deliberadas, ou seja, sabotagem. Leia a seguir:

“Os indivíduos portavam ferramentas específicas de corte.  As pessoas foram conduzidas para o 5º DP de Osasco.Esses fatos ocorridos recentemente, com padrões semelhantes, levam a empresa a entender que se trata de ação deliberada com o objetivo de prejudicar a operação e a segurança do sistema, o que acaba, consequentemente, gerando danos a milhares de pessoas que dependem do transporte público.”

A ocasião em questão terminou com dois homens e uma mulher detidos e levados para a delegacia (imagens abaixo).

Entretanto, a Polícia Civil que investiga o caso não acredita que a natureza dos delitos acabe por ser uma ação orquestrada e planejada com fim de prejudicar, mas sim, um delito de furto mesmo.

Como exemplo disso, na região central de São Paulo que sofre os efeitos da Cracolândia este tipo de ato é comum, os usuários de drogas buscando uma forma de obter dinheiro e sustentar o vício no crack por exemplo, abrem caixas de fios elétricos, postes e derivados, porém quando se deparam com cabos de fibra ótica igual ao que aconteceu na ViaMobilidade, deixam o local com os fios partidos, mas sem levar nada, já que não tem valor comercial.

Fotos: Reprodução TV Globo

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading