Objetivo é efetuar a reciclagem dos profissionais na direção defensiva e prevenir acidentes com os veículos e os passageiros. Publicado: 04/04/2023 Com a finalidade de diminuir o alto número de acidentes de ônibus na capital registrados em 2023, a SPTrans informou nesta terça-feira, 04 de abril de 2023, a determinação de novas regras para as empresas que prestam o serviço […]
Objetivo é efetuar a reciclagem dos profissionais na direção defensiva e prevenir acidentes com os veículos e os passageiros.
Publicado: 04/04/2023
Foto: Diário dos Trilhos
Com a finalidade de diminuir o alto número de acidentes de ônibus na capital registrados em 2023, a SPTrans informou nesta terça-feira, 04 de abril de 2023, a determinação de novas regras para as empresas que prestam o serviço do transporte público na cidade.
Serão aproximadamente 30 mil motoristas que devem obrigatoriamente passar por uma reciclagem a partir de 17 de abril com foco na direção segura e prevenção de acidentes.
O novo Programa de Reciclagem – Prevenção de Sinistros preparado pela SPTrans possui carga horária de 24 horas dividida em três módulos. O primeiro contém duas horas de treinamento teórico com conteúdo como valorização da vida e o papel do motorista de ônibus na sociedade e seis horas de treinamento prático de prevenção de sinistros, direção segura e respeito às leis de trânsito, previsto para ser concluído com todos profissionais até 30 de junho.
A segunda etapa tem oito horas de duração e apresentará casos reais e ações tomadas com o intuito de prevenir novas ocorrências, além da relação específica com idosos, ciclistas, pessoas com deficiência e pedestres. Este módulo deve ser ministrado entre julho e setembro.
A última fase acontece no último trimestre do ano e será concluída em dezembro, contendo oito horas de reciclagem contemplam o conteúdo do contrato de concessão, no seu anexo específico sobre procedimentos de qualificação dos motoristas e como ele deve atuar na prevenção de sinistros, no respeito a passageiros, nos níveis de qualidade e segurança exigidos pela SPTrans a todos os operadores do sistema.
Cada turma será formada por 30 motoristas, garantindo assim uma melhor fluidez do curso e melhor aprendizado para os trabalhadores.
Apesar de ser destinado aos motoristas já atuantes na condução dos ônibus da cidade, os novos contratados no período devem também passar por este curso.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.