Seguranças da CPTM começam a utilizar câmeras corporais

Equipamentos já presentes na Polícia Militar e agentes do Metrô, devem registrar a atuação destes profissionais em trens e estações da companhia.

Publicado: 03/04/2023

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou na última sexta-feira, 31 de março de 2023, que seus agentes de segurança vão utilizar as bodycams, que são as câmeras corporais de alta tecnologia que registram com áudio e vídeo, as ações dos profissionais que as usam.

Na estatal de trens, os agentes de segurança passam a ter suas atuações em trens e estações e na interação com passageiros gravada, para análise futura caso necessário.

São 160 equipamentos que permanecem ligados durante todo o trabalho e a gravação será acionada a partir do momento em que for observado que uma situação pode sair do controle desses colaboradores.

Todos os agentes passaram por treinamento prévio e estão prontos para utilizar o equipamento visando melhorar a segurança dos passageiros.

“Esperamos um efeito civilizador dentro do sistema. Queremos que o uso da câmera pelos nossos agentes ajude a coibir práticas proibidas no sistema, como comércio ambulante, desacato e até outros crimes mais graves”,
afirma Iran Figueiredo Leão, Gerente de Segurança da CPTM.

A companhia espera uma diminuição nas  abordagens e intervenções, visto que o infrator poderá se inibir e não praticar o delito.

Apesar de um investimento de R$ 421 mil, as 160 câmeras não são suficientes para atender todo corpo de agentes de segurança que corresponde a mais de 500 profissionais.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading