Ação que instalou vírus no sistema da companhia, impede acesso ao sistema informatizado em várias áreas da empresa, que ainda sim nega o ataque.

Publicado: 19/12/2022

Trem da CPTM na estação de Rio Grande da Serra. Foto: Diário dos Trilhos

Quem tentar acessar o site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ou seu aplicativo para, por exemplo, obter informações sobre a operação dos trens, notará que ambos não estão funcionando.

Isto acontece porque na manhã deste domingo, 18 de dezembro de 2022, a companhia sofreu um ataque hacker em seu sistema.

Por volta das 7h um vírus de computador foi instalado e, para evitar danos, a companhia determinou que todo seu sistema informatizado fosse desligado, além de ordenar que seus funcionários, em nenhuma hipótese, liguem seus computadores onde trabalham. 

Isso não ocorre apenas nas áreas administrativas, mas também em estações e no CCO (Centro de Controle Operacional) como medida de segurança.

Não se sabe ao certo o alvo do ataque, se houve o vazamento de informações dos funcionários como dados de documentos e do trabalho, ou até de usuários que tenham entrado em contato com a CPTM em algum momento para registrar queixa ou elogios.

O site procurou a companhia para ter mais informações dos problemas gerados, se existem impactos no atendimento aos passageiros ou vazamento de dados e quais, com a empresa dizendo que o seu site e aplicativo de smartphones são afetados por um “problema no ambiente de tecnologia”, mas que o atendimento aos passageiros não é prejudicado.

Porém não afirma que houve um ataque hacker, diferente do que é dito por fontes consultadas pelo site.

Leia a seguir na íntegra a nota da CPTM.

“Na manhã deste domingo (18), às 7h, foi detectado um problema no ambiente de tecnologia da informação da CPTM. Por causa disso, os serviços hospedados no site da companhia, entre eles o APP, estão fora do ar, enquanto ocorre a atuação da equipe técnica de TI. Os sistemas relacionados à circulação e estações não foram afetados.

Os técnicos continuam atuando, em conjunto com fornecedores, de forma ininterrupta para normalização do sistema. A CPTM pede desculpas aos passageiros.

O contato via WhatsApp (11) 99767-7030 e contas da CPTM nas redes sociais estão funcionando normalmente. As informações sobre a situação operacional das cinco linhas podem ser acompanhadas por esses meios de atendimento”


Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram(https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.