Equipes de manutenção da CPTM e MRS atuam no local do descarrilamento, mas não existe uma previsão concreta de quando o atendimento voltará ao normal.

Publicado: 03/12/2022

Foto: Diário dos Trilhos

Um trem cargueiro da MRS Logística descarrilou na região do Tatuapé na madrugada deste sábado, 3 de dezembro de 2022, provocando a paralisação de parte da Linha 11-Coral e 12-Safira, afetando também as operações da Linha 13-Jade.

Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) as quatro vias na região foram danificadas, o que impede a passagem dos trens no local. O cargueiro que transportava bobinas de aço, quase tombou, danificando a rede aérea de energia da alimentação dos trens, trilhos de pelo menos três das quatro vias e outros problemas que precisam ser constatados após uma avaliação dos técnicos da ferrovia.

Ao menos 500 mil pessoas que moram na Zona Leste são afetadas direta ou indiretamente pelo descarrilamento deste trem e a interrupção do serviço.

Na Linha 11-Coral, o trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera está interrompido, já na Linha 12-Safira, os trens não funcionam entre Tatuapé e Engenheiro Goulart, impactando também na Linha 13-Jade que teve o serviço Expresso Aeroporto que liga a estação da Luz ao Aeroporto de Guarulhos, suspenso.

Para atender os passageiros, o sistema PAESE foi acionado com 67 ônibus operando em duas rotas, informadas a seguir.

– Linha 11-Coral com ônibus entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera;
– Linha 12-Safira com ônibus entre Tatuapé e Engenheiro Goulart.

Nas duas rotas, os veículos não obedecem paradas no meio do caminho. Já quem precisar ir ao aeroporto internacional, contam com trens da linha 13, somente a partir de Engenheiro Goulart.

Em nota, a CPTM citou que o acidente aconteceu após 1h da madrugada e que as quatro vias da região foram danificadas de alguma forma pelo acidente.

”As Linhas 11-Coral e 12-Safira ainda seguem com circulação de trens afetada pelo descarrilamento de uma locomotiva da MRS Logística ocorrido próxima à Estação Tatuapé, na madrugada deste sábado (03/12), por volta de 01h20, que atingiu as quatro vias do trecho.

Segundo informações da MRS, não há registro de feridos.

A equipe técnica da CPTM está no local atuando e aguarda a chegada de um equipamento da MRS para a retirada das cargas e da locomotiva para a liberação das vias. Após esse trabalho, haverá avaliação dos danos causados. No momento, não há previsão de normalização.

Na Linha 11-Coral, os trens circulam em dois loops: entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e Tatuapé e Luz, ficando interditado o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Já na Linha 12-Safira, os trens circulam em dois loops: entre Calmon Viana e Engenheiro Goulart e Tatuapé e Brás, ficando interditado o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. O Expresso Aeroporto ficará suspenso durante a atuação das equipes.”


Para auxiliar na circulação dos passageiros, foi acionado o Sistema Paese nos trechos interditados.

Já a MRS Logística informou que o acidente não houve feridos e que o trem transportava bobinas de aço, além de trabalhar para liberar as vias o mais rápido possível

”Na madrugada deste sábado (3/12), houve um descarrilamento, sem que houvesse feridos e sem tombamento da carga, de 10 vagões carregados com bobinas de aço e 4 vagões carregados com areia na malha da CPTM, próximo à estação de Tatuapé. A MRS está em contato com a CPTM, gestora e responsável pela manutenção da via no trecho, para auxiliar nas ações necessárias para o restabelecimento das condições operacionais no local. Ainda não é possível informar sobre as possíveis causas do acidente.”

Equipes de manutenção atuam para reparar o mais breve possível para tentar retomar o atendimento, mas não há uma data e previsão de normalização.

Alternativa é utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô a partir de Corinthians-Itaquera.

Agradecemos a Garage R.E. Custom que auxiliou a equipe para imagens no local do acidente.

Se voce tem motocicleta e precisa fazer reparos, manutenção ou customização, procure a oficina para um atendimento diferenciado. Eles estão localizados na Rua Melo Peixoto, 1629A no Tatuapé. O telefone de contato é (11) 94747-2646

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram(https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.