diariodostrilhos@gmail.com

Conflito entre passageiro e segurança da CPTM termina em confusão na estação de Santo André

O tumulto só foi controlado com a chegada da Polícia Militar. O prefeito de Santo André se manifestou repudiando a ação e cobrando uma investigação do ocorrido.

Publicado: 28/10/2022

Foto: Reprodução Santo André da Depressão

Um tumulto chamou a atenção de quem passou pela estação Santo André da Linha 10-Turquesa na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro de 2022, envolvendo um passageiro, agentes de segurança da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e terceirizados.

Um passageiro que tentou entrar sem pagar usufruindo do uso da gratuidade foi impedido por não possuir o amparo legal em lei para ter este benefício. Ele então insatisfeito passou a ofender uma segurança da empresa e a bater nas catracas, gerando uma atuação dos seguranças que o detiveram, segundo versão da companhia.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento após este fato acima mencionado quando ele é levado para uma sala da estação após receber chutes de um dos seguranças da CPTM, motivando a reação de um grupo de pessoas que se concentrou em frente a sala operacional. Veja abaixo.

O prefeito da cidade de Santo André, Paulo Serra (PSDB) utilizou das redes sociais para cobrar uma maior apuração do que aconteceu e disse repudiar a atitude.

“Repudiamos veementemente qualquer ato arbitrário e de violência como praticado em abordagem feita por agentes de segurança da CPTM, nesta quinta-feira (27), na estação de trem Prefeito Celso Daniel.

Já cobramos imediata investigação e punição dos culpados, ao rigor da lei, por parte da CPTM e do Governo do Estado. Não podemos ser coniventes com abordagens violentas, como a testemunhada por diversas pessoas hoje”,
disse o prefeito.

Em nota enviada ao site, a CPTM detalhou o que aconteceu e pontuou que a condução para uma sala da estação conforme o vídeo e o que motivou a confusão, foi para aguardar a chegada da polícia que o levou até a delegacia.

Leia a seguir a nota na íntegra.

“Na manhã desta quinta-feira (27/10), por volta das 06h50, a Polícia Militar foi acionada para atender ocorrência de agressão de um passageiro contra uma agente de segurança na estação Santo André, da Linha 10-Turquesa da CPTM.

O tumulto ocorreu após o passageiro solicitar gratuidade para acessar o sistema e ter o pedido negado, por não possuir amparo por lei para alegar o benefício. Ele passou a ofender o agente da companhia, teve sua passagem paga por uma pessoa que estava no local e, já dentro da estação prosseguiu com as ofensas, bateu nos validadores de bilhetes e agrediu uma agente enquanto tentavam acalmá-lo. Quando ele foi imobilizado, houve reação de pessoas que aguardavam o trem.

A Polícia Militar deteve o passageiro, conduzindo-o à sala operacional e posteriormente encaminhado ao 1º DP de Santo André, acompanhado de colaboradores da CPTM, onde foi registrado Boletim de Ocorrência por Lesão Corporal.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: