A via é a segunda na cidade a receber a pista exclusiva de motocicletas. Publicado: 14/10/2022 A Prefeitura de São Paulo, por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), começou nesta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, a instalar os tachões (tartarugas) na cor azul para identificar a faixa exclusiva de motocicletas que a Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul […]
A via é a segunda na cidade a receber a pista exclusiva de motocicletas.
Publicado: 14/10/2022
Foto: Reprodução TV Globo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), começou nesta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, a instalar os tachões (tartarugas) na cor azul para identificar a faixa exclusiva de motocicletas que a Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul da cidade.
O objetivo destas tartarugas, nome dado popularmente às tachas na pista, é chamar a atenção dos demais condutores que naquele espaço apenas motocicletas podem transitar.
A opção da cor azul foi definida porque segundo a CET no período da noite é mais fácil de visualizar e destacar a diferença em relação ao resto do asfalto.
Em maneira de testes autorizados pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) por um ano, será avaliada a funcionalidade do dispositivo e sua aplicação futura em outros locais.
A sinalização horizontal da Faixa Azul será testados dois modelos de dispositivo:
– Tacha convencional com refletivo azul, a ser empregada no balizamento seccionado; – Tacha a led azul quadrimensional, a ser utilizada nas linhas de aproximação semafóricas, destacando para os motociclistas a proximidade das áreas de travessias de pedestres, em que devem ter atenção especial a esses usuários mais frágeis.
A sinalização está em implantação, para os testes, da seguinte forma:
– Tacha convencional com refletivo azul: na Av. dos Bandeirantes, entre os viadutos dos Bandeirantes (Av. Ibirapuera) e João Julião da Costa Aguiar (Av. Moreira Guimarães), em ambos os sentidos. – Tacha quadrimensional com led azul: na aproximação semafórica, do sentido da Rod. dos Imigrantes, no cruzamento da Av. dos Bandeirantes com a Rua Antônio de Macedo Soares.
Além da Avenida dos Bandeirantes, a avenida 23 de Maio no Corredor Norte-Sul também já conta com uma faixa exclusiva de motocicletas, local onde o número de acidentes caiu expressivamente.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.