diariodostrilhos@gmail.com

Debate Band: Tarcísio promete decretar caducidade do contrato com a ViaMobilidade se não melhorar  e Haddad o Metrô para fora da capital e Trem Intercidades

Ambos os candidatos efetuaram promessas presentes no plano da gestão atual como o Trem Intercidades e novamente se apoiaram em seus padrinhos e candidatos à presidência durante boa parte do debate.

Publicado: 11/10/2022

Foto: Reprodução TV Bandeirantes

No primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas, realizado pela TV Bandeirantes na noite desta segunda-feira, 10 de outubro de 2022, o tema transporte público foi abordado.

A jornalista Sheila Magalhães questionou os dois políticos sobre os problemas diários nas linhas de metrô e de trens da CPTM e ViaMobilidade, pedindo de ambos os planos para resolver os problemas e levar o transporte para o interior.

De que maneira os senhores pretendem melhorar essa situação, garantindo mais previsibilidade para as pessoas e que planos os senhores têm para levar o transporte sobre trilhos de passageiros para além da Região Metropolitana?

O candidato Fernando Haddad foi o primeiro a responder, utilizando do seu tempo para dizer que não tem preconceitos com PPPs (Parcerias Público Privadas) citando ser autor do ProUni, parceria entre Governo Federal e universidades privadas pelo Brasil. Haddad também disse que tem que saber como fazer uma concessão, exemplificando a existência de um “caderno de encargos” ao concessionário onde seus compromissos são estabelecidos para ser regulado e cobrado.

”Eles estão privatizando o filé mignon, tão ficando com o osso e não está investindo dinheiro público naquilo que fica com o Estado e o sistema está se desorganizando ao invés de se organizar. Nós vamos ter que contar com mais investimentos e trilhos, inclusive intercidades e tenho certeza que o presidente Lula fará um grande investimento em trilhos aqui em São Paulo”, disse Fernando Haddad.

Novas linhas de metrô na Região Metropolitana e o Trem Intercidades foram citados, mas sem detalhar como será feito. 

”Eu sentei com ele [Lula], pactuamos um plano de metas aqui para São Paulo para levar o Metrô para a Região Metropolitana, para sair da capital, mas também para fazer o Trem Intercidades para relembrar os bons tempos que eu ia para a cidade do interior de trem”, completou o candidato.

Em sequência o candidato Tarcísio de Freitas respondeu a pergunta, pontuando ser inadmissível as falhas nas linhas da ViaMobilidade e afirmou que os contratos com a concessionária devem ser cumpridos, executados conforme o determinado, passível de sanções como punições e multas, com a possibilidade de decretar a caducidade e efetuar nova licitação caso a prometida melhoria não chegar.

”É inadmissível os atrasos na circulação de trens da CPTM e no metrô, a gente viu recentemente muitas falhas nas linhas 8 e 9 que foram recentemente concedidas e a gente tem que cobrar imediatamente o cumprimento do contrato de concessão. Existem lá várias cláusulas que precisam ser cumpridas e se não forem cumpridas a gente tem que entrar com as punições, com as multas e até com a declaração de caducidade do contrato e a realização de um novo contrato de concessão ou mesmo a gestão pública, retornar para a CPTM”, disse Tarcísio.

Tarcísio também cometeu um novo erro que demonstra a ausência de conhecimento do estado, dizendo que o Metrô chegará em Guarulhos por meio da Linha 2-Verde na região dos Pimentas, um bairro desta cidade que sequer tem projeto de linha de metrô, mas também logo no começo ao se referir as linhas 8 e 9 como linhas da CPTM.

”Nós vamos tirar a linha 2 que precisa sair da Vila Prudente e chegar na Penha, sair da Penha e chegar lá no bairro do Pimentas, lá em Guarulhos. A gente vai atender expandindo a linha 4 até Taboão [da Serra]”, completou o candidato.

Ainda sim os dois candidatos repetiram os “vícios” de outros debates, utilizando a maior parte do tempo para falar dos candidatos Bolsonaro e Lula e seus respectivos governos, desviando por várias vezes o foco do assunto, o estado de São Paulo.

Quanto ao tema de transporte abordado, os candidatos se apegaram ao pacote de projetos deixados pela gestão Doria/Garcia, onde vários estão em estudo ou em execução, “facilitando” o mandato do próximo governador neste tema.

O debate em sua íntegra está disponível no canal “Band Jornalismo” no Youtube.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: