Segundo o candidato, a intenção é transformar em trecho subterrâneo as linhas 7 e 8 de trens entre os bairros da Lapa e Brás. Publicado: 01/09/2022 Durante agenda de campanha no bairro da Lapa, Zona Oeste da cidade de São Paulo nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2022, o candidato ao Governo do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que […]
Segundo o candidato, a intenção é transformar em trecho subterrâneo as linhas 7 e 8 de trens entre os bairros da Lapa e Brás.
Publicado: 01/09/2022
Foto: Reprodução Twitter
Durante agenda de campanha no bairro da Lapa, Zona Oeste da cidade de São Paulo nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2022, o candidato ao Governo do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que planeja transformar em subterrâneo o atual sistema de transportes sobre trilhos ao longo da zonas Oeste e Central da capital, nos bairros da Lapa, Água Branca, Barra Funda, Campos Elíseos, Bom Retiro, Pari e Brás.
A ideia é eliminar a presença da via férrea nessa parte da cidade para promover uma requalificação da área que corresponde a aproximadamente 2.300 hectares de terra, à margem do Rio Tietê, para incorporar este espaço ao setor urbano.
“O rebaixamento da linha férrea cria um espaço que vai nos proporcionar avenidas mais largas, ciclovia, passagens de nível e, no final, o aproveitamento de um potencial construtivo que pode impulsionar a geração de emprego na região”, comentou Tarcísio para a imprensa no local.
Tarcísio explicou que os custos para tornar por túneis as linhas 7-Rubi e 8-Diamante de Lapa até Brás e de Lapa até Júlio Prestes respectivamente, é um projeto muito caro, mas possível ser financiada com a emissão de Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção).
“Você tem um custo grande com esse rebaixamento, mas parte desse custo pode ser financiado com a emissão de títulos. É um projeto que vamos estruturar, vamos avaliar a viabilidade, mas que faz muito sentido urbanístico”, completou o candidato.
O objetivo principal é valorizar os bairros contemplados,tirando as vias de trilhos que “cortam” os bairros ao meio.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.