Alguns acessos vão ser fechados por um período de pelo menos 18 meses para a construção de um novo túnel para nova transferência com as linhas de trem e metrô.

Publicado: 01/09/2022

Local onde a obra acontece, na Avenida Casper Líbero. Foto: Diário dos Trilhos

A partir deste sábado, 3 de setembro de 2022, quem embarca ou sai na estação da Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao utilizar o transporte sobre trilhos, precisa ficar atento às alterações que começam nos pontos de acesso devido ao início das obras de construção de novo túnel na região.

O acesso da Avenida Casper Líbero será fechado totalmente, inclusive a bilheteria que existe no local. Além disso, também será interditada a passagem da Passarela Central na Rua Mauá, uma das entradas da estação com a concentração de garotas de programa o qual a companhia não coíbe a ação.

Entretanto as outras portas de entrada pela Rua Mauá mais nas pontas da estação vão se manter em funcionamento, não prejudicando totalmente a atividade dessas pessoas. O  acesso ao passageiro, a primeira passagem (próxima à Avenida Tiradentes) possui rampa de acesso e está sendo construída outra rampa na última passagem, que dará acesso à Rua Cásper Líbero. A orientação é que o passageiro utilize como alternativa o acesso do Metrô à estação na própria Rua Cásper Líbero. 

O prazo de conclusão das obras é de 2024, tempo este que será construído um túnel de conexão da CPTM com a Linha 4-Amarela, criando uma nova rota de deslocamento que deve diminuir a aglomeração causada no horário de pico na atual e única passagem entre as linhas de trem e metrô para os dois sentidos.

Com cerca de 250 mil passageiros por dia útil, a estação da Luz é uma importante parada com conexão às linhas 7-Rubi, 11-Coral e Serviço Expresso Aeroporto, da CPTM, além das linhas 1-Azul (Metrô) e 4-Amarela (ViaQuatro).

Os investimentos do Governo do Estado no local são de R$ 59,9 milhões para este novo túnel, que terá no total 125 metros e demanda prevista de circulação de 100 mil pessoas, que hoje já usam a estação para conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô.

Conforme a obra for entregue, uma análise do fluxo diário de pessoas será efetuada para ajustar a circulação de pessoas, com foco no conforto, segurança e agilidade.

“Essa obra é um importante passo dentro do plano de aprimorar a integração entre modais e garantir segurança e conforto nos deslocamentos de milhares de pessoas que utilizam todos os dias as linhas de trens e metrôs da cidade”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

Além deste túnel, também serão construídos um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela, implantação de dois elevadores no acesso e mezanino, instalação de duas novas escadas rolantes, e a construção de duas novas escadas fixas na plataforma Central. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários acessíveis.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.