Ao término da criação, serão mais 8,5 km de faixas exclusivas para motos em cada sentido da via. Publicado: 23/08/2022 A Avenida dos Bandeirantes na Zona Sul de São Paulo passará a contar com uma faixa exclusiva para motocicletas, assim como a existente no corredor Norte-Sul e seu processo de implantação começou. Por meio da STM (Secretaria Municipal de Mobilidade […]
Ao término da criação, serão mais 8,5 km de faixas exclusivas para motos em cada sentido da via.
Publicado: 23/08/2022
Imagem da faixa exclusiva para motos já em funcionamento na Avenida 23 de Maio. Foto: Diário dos Trilhos
A Avenida dos Bandeirantes na Zona Sul de São Paulo passará a contar com uma faixa exclusiva para motocicletas, assim como a existente no corredor Norte-Sul e seu processo de implantação começou.
Por meio da STM (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) um trecho de 8,5 km da via entre a Marginal do Rio Pinheiros e Viaduto Ministro aliomar Baleeiro receberá a faixa nos dois sentidos, totalizando 17 km de vias exclusivas para motos. O primeiro sentido a receber a Faixa Azul é sentido Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf. Após o término da implantação, será realizado no sentido oposto.
A faixa exclusiva para moto será montada entre as faixas 1 e 2 da avenida, nos mesmos moldes realizados na Avenida 23 de Maio.
A Avenida dos Bandeirantes foi escolhida como local para receber a faixa, pelo alto tráfego de motos na via, com mais de 1600 motos por hora no horário de pico, visando dessa forma, diminuir o número de acidentes.
Veja a seguir como será o processo de implantação dessa faixa.
• Placas de alerta para ciclistas e pedestres informando que no local há a Faixa Azul para motos;
• Nas placas de sinalização para os motociclistas também haverá informações sobre pedestres e ciclistas na via;
• A sinalização de solo será contínua próximo ao semáforo;
• Nas colunas semafóricas haverá uma pintura em azul, para alertar que há a Faixa Azul na via;
• Haverá box seguro para motos em todos os cruzamentos semaforizados;
• A implantação de uma tacha refletiva azul, para informar que há Faixa Azul e auxiliar na visão noturna.
Além disso, haverá o balizamento das faixas e que não afetará a capacidade volumétrica de tráfego e a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.
Primeiro o setor de sinalização apagará a sinalização existente de forma mecânica; em seguida é feita a pintura. Enquanto isso, a sinalização vertical será implantada por toda a extensão da via.
As próximas vias a receber a faixa para motocicletas serão Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km e na Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.