A companhia realizará obras para a instalação de nova passarela na estação da Luz. Publicado: 27/07/2022 Os passageiros da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) precisam ficar atentos às mudanças na operação no domingo, em 7 de agosto de 2022, com a interdição da circulação entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda. A empresa estatal dará prosseguimento […]
A companhia realizará obras para a instalação de nova passarela na estação da Luz.
Publicado: 27/07/2022
Na parte de fora da estação os trabalhos já estão em execução. Foto: Diário dos Trilhos
Os passageiros da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) precisam ficar atentos às mudanças na operação no domingo, em 7 de agosto de 2022, com a interdição da circulação entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.
A empresa estatal dará prosseguimento a construção do novo acesso na estação, obra iniciada nesta semana na área externa do local.
Quando estiver pronta, a passarela permitirá a saída rápida de passageiros na estação da Luz para a Rua José Paulino sem a necessidade de circular pela área subterrânea do complexo, agilizando o deslocamento das pessoas e diminuindo a aglomeração na plataforma central, utilizada por passageiros das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade.
A estratégia operacional adotada é para garantir a segurança da equipe e do transporte dos passageiros durante o içamento do conjunto de peças, uma vez que um guindaste será necessário para o transporte das estruturas metálicas.
Como alternativa de percurso, os passageiros terão duas opções, ambas utilizando o sistema metroviário. Veja a seguir.
– Linhas 1-Azul e 3-Vermelha com o trajeto entre Luz e Sé e depois da Sé até Palmeiras-Barra Funda.
– Linhas 3-Vermelha e 4-Amarela com o trajeto entre Luz e República e da República até Palmeiras-Barra Funda.
Entre Palmeiras-Barra Funda e Jundiaí o atendimento será normal, com média de intervalos entre os trens de até 35 minutos.
A previsão de liberar a passarela exclusiva para saída será em 15 de setembro, após a conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização.
“A instalação da passarela integra o plano de investimentos feitos no complexo da Estação da Luz para revitalização do local e melhoria do fluxo para os deslocamentos dos milhares de passageiros que utilizam a estação todos os dias com destino às lojas do Bom Retiro e também aos equipamentos culturais”, explica o presidente da CPTM, Pedro Moro em nota divulgada para a imprensa.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.