Novo local receberá a linha 2-verde que está em expansão para a Penha. Publicado: 26/05/2022 O Metrô de São Paulo iniciou nesta semana o processo de escavações do poço onde será construída a nova estação Guilherme Giorgi da Linha 2-Verde. A estação será com as plataformas na profundidade de 36 metros em relação a altura da superfície e o método […]
Novo local receberá a linha 2-verde que está em expansão para a Penha.
Publicado: 26/05/2022
Foto: Divulgação Metrô de São Paulo
O Metrô de São Paulo iniciou nesta semana o processo de escavações do poço onde será construída a nova estação Guilherme Giorgi da Linha 2-Verde.
A estação será com as plataformas na profundidade de 36 metros em relação a altura da superfície e o método de escavação será o de Vala a Céu Aberto (VCA), o mesmo utilizado em alguns trechos da Linha 1-Azul na década de 70 e também será feito nas novas estações Penha e Anália Franco da mesma expansão.
A nova parada ficará no cruzamento das avenidas Guilherme Giorgi e Conselheiro Carrão e terá uma área de 6.896 m² e nesta fase de escavação, serão removidos 113 mil m³ de material ao longo de mais de 400 dias de trabalho.
Em paralelo, foi iniciada a execução dos 2.073 tirantes (estruturas de proteção) desta obra, responsáveis por completar o sistema de contenção do solo.
Quando estiver pronta, a previsão é de receber 17.600 passageiros por dia, em 7 níveis internos, conectados por 13 escadas rolantes e 6 elevadores.
Com mais oito estações até a Penha, este será o primeiro trecho de dois na expansão que levará a linha até a cidade de Guarulhos. Na Penha haverá a integração com os trens da Linha 3-Vermelha e Linha 11-Coral e a expectativa é de entregar as obras em 2025. Já no trecho da Penha até a Dutra, ainda não há data prevista para início da operação.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.