Marcopolo será a fabricante dos veículos do aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos

O contrato entre a empresa e o consórcio do empreendimento foi assinado nesta segunda (2).

Publicado: 03/05/2022

Foi assinado nesta segunda-feira, 2 de maio de 2022, o contrato entreo o Consórcio AEROGRU e a Marcopolo para a fabricação do APM (Automated People Mover), sistema de aeromóvel que ligará a estação de trem da Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O empreendimento é fruto de um pool de empresas sendo o consórcio Aerom, HTB, FBS e TSINFRA, com seus parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail.

“[A tecnologia] está sendo implantada no mundo inteiro e agora teremos aqui também no Brasil. Os veículos são muito bonitos, muito confortáveis e muitos seguros. Com o People Mover, o aeroporto de Guarulhos em São Paulo vai servir de exemplo para o mundo inteiro”, disse o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann em nota para a imprensa.

A conexão entre os terminais do aeroporto e o sistema de trens será feito em um trajeto de seis minutos em uma linha com quatro paradas. Veja abaixo quais são:

– Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade);
– Terminal 1;
– Terminal 2;
– Terminal 3.

A projeção é de atender aproximadamente 50 mil pessoas por dia, sendo que cada trem fará este percurso em seis minutos de média e transportando até 200 pessoas por trem, duas mil por hora em cada sentido.

Para isto será investido um total de R$ 272 milhões de reais por parte da concessionária administradora do Aeroporto Internacional, a GRU Airport, além de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado, como a isenção total de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras até a sua entrega, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2024.

Quanto a operação e atendimento, o funcionamento será 24 horas por dia do People Mover, visando atender inclusive passageiros que utilizam vôos durante a madrugada e também aos trabalhadores do aeroporto, usuários dos atuais ônibus de conexão que ficam lotados em horários de maior movimento.

Os trens vão contar com um sistema informativo integrado ao aeroporto, exibindo aos passageiros os painéis de chegadas e partidas de vôos, além de possuir Wi-Fi, ar-condicionado e espaço para a acomodação de malas e outras bagagens.

Não haverá tarifa para o uso do serviço que será gratuito, de acordo com João Doria.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/


Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading