O projeto será elaborado pela MRS e deverá ser entregue até outubro deste ano. Publicado: 10/04/2022 Em evento realizado no último sábado, 8 de abril de 2022, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou a autorização para a MRS Logística elaborar o projeto da nova estação de Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de […]
O projeto será elaborado pela MRS e deverá ser entregue até outubro deste ano.
Publicado: 10/04/2022
Veículos e pessoas precisam ainda transporte a linha férrea para ir de um lado ao outro da cidade. Foto: Diário dos Trilhos
Em evento realizado no último sábado, 8 de abril de 2022, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou a autorização para a MRS Logística elaborar o projeto da nova estação de Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Este projeto prevê a nova estação um pouco antes da atual em operação, integrando com um novo terminal de ônibus que a cidade irá construir neste ano.
A MRS tem um prazo de seis meses para entregar os trabalhos solicitados e após isto, o Governo do Estado lançará o edital para contratar uma empresa que construirá de fato a estação. Ao site Diário do Transporte, Rodrigo Garcia disse que prazo de entrega do empreendimento é indefinido e depende de como será o projeto executivo.
Quando estiver pronta, a nova estação de Rio Grande da Serra vai melhorar a operação dos trens e a qualidade de vida dos moradores locais, não só pela integração com ônibus urbanos, mas com o fim da passagem de veículos e pessoas que cruza os trilhos e acaba por causar um aumento no tempo de viagem neste trecho, além de ser necessária pelo fato da parada atual ser um prédio tombado e não permite grandes mudanças na sua estrutura.
“A construção de uma nova estação é fundamental para permitir que ocorra a segregação das vias para passagem do trem de carga e outra para o trem de passageiros. A característica da atual estação, imóvel tombado pelo patrimônio histórico, não permite modificações tão complexas. Com a estação proposta em novo local essas dificuldades serão superadas em benefício da cidade e dos projetos futuros”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM, em nota divulgada para a imprensa.
A nova estação contará também com espaços administrativos como salas técnicas e operacionais, sanitários públicos, implantação de escadas rolantes e áreas para exploração comercial.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.