Segundo o governador, o transporte estará pronto em 2024 e será gratuito. Publicado: 22/02/2022 Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o governador do Estado de São Paulo João Doria, anunciou o inicio imediato das obras de construção do monotrilho (People Mover) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, conectando o local até os trens […]
Segundo o governador, o transporte estará pronto em 2024 e será gratuito.
Publicado: 22/02/2022
Foto: Divulgação
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o governador do Estado de São Paulo João Doria, anunciou o inicio imediato das obras de construção do monotrilho (People Mover) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, conectando o local até os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
De acordo com a apresentação e informações anteriormente anunciadas, a conexão entre os terminais do aeroporto e o sistema de trens será feito em um trajeto de seis minutos em uma linha com quatro paradas. Veja abaixo quais são:
A projeção é de atender aproximadamente 50 mil pessoas por dia, sendo que cada trem fará este percurso em seis minutos de média e transportando até 200 pessoas por trem.
Para isto será investido um total de R$ 272 milhões de reais por parte da concessionária administradora do Aeroporto Internacional, a GRU Airport, além de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado, como a isenção total de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras até a sua entrega, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2024.
Quanto a operação e atendimento, as novidades anunciadas são o funcionamento 24 horas por dia do People Mover, visando atender inclusive passageiros que utilizam vôos durante a madrugada e também aos trabalhadores do aeroporto, usuários dos atuais ônibus de conexão que ficam lotados em horários de maior movimento.
Os trens vão contar com um sistema informativo integrado ao aeroporto, exibindo aos passageiros os painéis de chegadas e partidas de vôos, além de possuir Wi-Fi, ar-condicionado e espaço para a acomodação de malas e outras bagagens.
Não haverá tarifa para o uso do serviço que será gratuito, de acordo com João Doria.
Em paralelo a isto, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, disse que está em andamento trabalhos para expandir a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, o que no futuro permitirá uma “ligação” com o Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, por meio do Expresso Aeroporto e do Trem Intercidades que partirá da Barra-Funda.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.