Comunicado busca explicar que a empresa estatal não é mais responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Publicado: 15/02/2022

Foto: Diário dos Trilhos

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) publicou nesta terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, um comunicado em seus canais oficiais, explicando qual empresa cuida de quais linhas, buscando enfatizar que não é mais responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, recentemente privatizadas.

No documento divulgado, é explicado que citar de maneira incorreta o nome da empresa, como aconteceu de forma repetitiva pelo apresentador Datena, nesta segunda (14), pode arranhar a imagem de quem foi equivocadamente citado.

Na ocasião o jornalista culpou a CPTM por várias vezes do problema que afetou a linha 9 que permaneceu parcialmente interrompida durante toda a parte do dia.

Em pouco mais de duas semanas de concedidas para a iniciativa privada, especialmente a linha esmeralda vem acumulando problemas na operação que causam transtornos aos passageiros.

No informe da estatal também é citado quem cuida de quais linhas e os sites oficiais para obter mais informações de contato.

Essa é mais uma ação da gestão da companhia mostrando uma grande preocupação com sua imagem e também para informar corretamente passageiros que ao se queixar de problemas nas duas linhas recentemente privatizadas, acabam por procurar a CPTM nos canais de atendimento.

Leia abaixo o comunicado na íntegra que após repercussão nas redes sociais da empresa, foi retirado e está disponível somente no site oficial.

“Em virtude da concessão de duas linhas da CPTM para a iniciativa privada, é importante esclarecer algumas diferenças para que o cidadão, principal interessado em um transporte público de qualidade e de informações corretas e precisas, possa entender não só como funciona o transporte público sobre trilhos no Estado de São Paulo, como também onde buscar as informações corretas com as empresas responsáveis pelos diversos tipos de modais e linhas em operação.

Atualmente, o transporte público sobre trilhos possui quatro modais: trens metropolitanos, metrô, monotrilho e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Esse modais são e precisam ser exemplificados em cada linha existente e operada por uma empresa (pública e privada) no Estado de São Paulo hoje. São elas:

1. Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
www.cptm.sp.gov.br
Responsável pelas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos;

2. Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)
www.metro.sp.gov.br
Responsável pelas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha de metrô, além da Linha 15-Prata de monotrilho;

3. ViaQuatro
www.viaquatro.com.br
Concessionária responsável pela Linha 4-Amarela de metrô;

4. ViaMobilidade Linha 5
www.viamobilidade.com.br
Concessionária responsável pela Linhas 5-Lilás de metrô;

5. ViaMobilidade Linhas 8 e 9
www.viamobilidade.com.br
Concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos;

6. BR Mobilidade Baixada Santista brmobilidadebs.com.br Concessionária responsável pelo VLT da Baixada Santista.



Portanto, o correto é citar a empresa e/ou o modal. Por exemplo, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são de trens metropolitanos (modal), ou ainda da ViaMobilidade (concessionária). Citar de maneira equivocada o nome de uma empresa pode arranhar sua imagem, prejudicando também o bom serviço do jornalismo: prestação de serviço e informação imparcial.”

Apesar deste esforço, isto não elimina responsabilidades da CPTM com as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que também vem registrando problemas em dados momentos e em alguns casos, essas falhas que são notadas pelos passageiros, acabam omitidas, sem informações nos canais oficiais e site, fazendo que muitos entrem na estação, paguem passagem e somente após isto vejam o problema, como uma maior demora na circulação, velocidade reduzida e afins.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.