Contrato para fabricar os equipamentos será assinado ainda neste ano. Publicado: 14/02/2022 A Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será a primeira a receber portas de plataforma, parecidas com as que existem em estações do Metrô de São Paulo. A informação é da companhia que em nota enviada ao site, disse que ainda neste ano de 2022, […]
Contrato para fabricar os equipamentos será assinado ainda neste ano.
Publicado: 14/02/2022
Portas de Plataforma instaladas na Linha 4-Amarela. Foto: Diário dos Trilhos
A Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será a primeira a receber portas de plataforma, parecidas com as que existem em estações do Metrô de São Paulo.
A informação é da companhia que em nota enviada ao site, disse que ainda neste ano de 2022, será assinado o contrato para autorizar a fabricação e posterior instalação destes dispositivos.
Isto acontecerá quase ao mesmo tempo em que a instalação do sistema de sinalização modernização nas linhas da companhia, deverá ser concluída, prevista para terminar no ano que vem.
Não foi detalhado pela empresa quais estações devem receber, mas o provável é que o contrato contemple as três estações originais da linha, Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP e Aeroporto-Guarulhos.
Como a linha 13 opera somente um modelo de trem, isto facilita o trabalho, já que cada frota de trens da empresa, possuem tamanhos de porta e medidas diferentes, o que dificulta a adaptação para a instalação das portas.
Em abril de 2019 durante entrevista para a TV, o governador João Doria, havia prometido em 24 meses, instalar portas de plataforma em todas as estações da CPTM. Entretanto passados quase três anos desta afirmação, o primeiro passo foi anunciado apenas agora.
Leia abaixo na íntegra a nota da CPTM ao site explicando sobre este trabalho:
“Desde o início desta gestão, a CPTM investe na modernização dos sistemas de sinalização dos trens, que controlam de forma automática as composições e trazem ganhos significativos para a melhoria da operação, como por exemplo, a instalação de portas de plataformas nas estações. A previsão é implantar a modernização do sistema de sinalização em todas as linhas da CPTM até 2023. A Linha 13-Jade é a primeira com o sistema implementado e a contratação das portas de plataformas ocorrerá ainda este ano.
A CPTM faz campanhas frequentes de orientação sobre cuidados no embarque/desembarque e sobre a importância de respeitar a faixa amarela, que incluem avisos ao público (APs) e ainda constante vigilância das equipes de segurança nas plataformas. Os APs reforçam a importância de os passageiros aguardarem a abertura das portas dos trens para o embarque e desembarque das composições.”
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.