Entidade sindical da categoria afirmou que lutará pela continuidade destes profissionais nos ônibus de São Paulo.

Publicado: 02/02/2022

Foto: Diário dos Trilhos

O SindMotoristas, sindicato que representa os trabalhadores de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo, prometeu realizar protestos e greve caso o cargo de cobrador seja extinto nos ônibus do município.

Anuncio da entidade acontece depois da SPTrans enviar um ofício para as empresas de ônibus que atuam na cidade, informando que os cobradores deverão de forma gradual ser retirados dos ônibus, que terão as catracas posicionadas um pouco mais a frente, mais próxima do motorista, que ficará responsável por fazer a cobrança da tarifa paga em dinheiro.

Segundo presidente do SindMotoristas, Valdevan Noventa, serão 16 mil trabalhadores que podem perder seus empregos nos próximos meses e cabe ao sindicato lutar para impedir que isto ocorra.

Noventa afirma que falta dialogo entre trabalhadores, prefeitura e empresas de ônibus, o que resulta em prejuízos para a população em geral e também ao transito. Para ele, os cobradores vão além do ato de cobrar a passagem, mas tem um papel importante nas viagens, inclusive para o funcionamento do trânsito.

“Mais do que cobrar passagens, os cobradores desempenham funções essenciais nos ônibus, ajudam os cadeirantes, deficientes físicos, controlam o uso dos assentos reservados, inibem situações de assédio e ainda ajudam passageiros a respeito de itinerários. E o desemprego? Vamos piorar a situação de 16 mil famílias?”, questiona Noventa, prometendo realizar mobilizações e paralisações na capital.

O informe não cita quando serão feitos protestos ou paralisações, mas tudo depende do que será determinado em conversar com os órgãos públicos na busca pela continuidade dos cobradores nos coletivos.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

1 comentário »

  1. Engraçado quando era cooperativa ,tiraram os cobradores, ninguém fez greve …
    Mas já que querem tirar os cobradores, então, adotem o mesmo sistema do ABC ,não tem cobradores nos coletivos, e não trabalham com dinheiro, só bilhete.Assim motorista não tem que ficar passando troco,simples assim.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.