Layout faz parte de um teste em andamento pela CPTM.
Publicado: 24/01/2022

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) efetuou recentemente a substituição de todas as placas de comunicação visual na estação Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa, por outras totalmente novas, contendo alterações visuais.
Em troca das antigas placas com a cor marrom predominante, a companhia instalou placas totalmente azuis, na cor em referencia a linha 10, mas também diferenciando do padrão de placas atualmente adotado, onde as cores vermelha e uma faixa menor com a cor da linha é referida logo abaixo.

Apesar de aparentar ser um tema pouco importante, a questão de uma padronização de placas, letras e cores como em outras linhas do Metrô e CPTM, auxiliam o passageiro que seja de outra cidade, não possua o hábito de usar o transporte, ou com dificuldades de leitura/alfabetização, possam por exemplo, se situar melhor de onde está e se localizar.
Diante disto, o site questionou a companhia sobre essa mudança, com o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, respondendo que isto faz parte de um novo teste de layout, produzido internamente e faz parte de um projeto piloto que será aplicado em outras estações.
“Esta nova comunicação visual que se encontra na estação Rio Grande da Serra foi produzida internamente e tem como objetivo informar com clareza e objetividade, além de identificar a cor da linha.
Ainda é um projeto piloto, e gradativamente, implantaremos em outras estações para avaliação”, disse o presidente.
As demais estações a receber o teste não foram informadas. Veja abaixo algumas fotos de Rio Grande da Serra, divulgadas pela CPTM:


Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/