Local atende apenas em dias de semana e em pouco espaço de tempo, não ajudando a população da região como deveria. Publicado: 20/01/2022 Após mais de cinco meses de sua inauguração, a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal da Linha 9-Esmeralda, continua funcionando de maneira parcial por meio da chamada operação assistida, não servindo os moradores da região como esperado. Atualmente o […]
Local atende apenas em dias de semana e em pouco espaço de tempo, não ajudando a população da região como deveria.
Publicado: 20/01/2022
Foto: Divulgação CPTM
Após mais de cinco meses de sua inauguração, a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal da Linha 9-Esmeralda, continua funcionando de maneira parcial por meio da chamada operação assistida, não servindo os moradores da região como esperado.
Atualmente o local está aberto somente nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 10h até 15h, não atendendo aos finais de semana, feriados e horários de maior movimento, o que poderia contribuir para desafogar as linhas de ônibus que passam perto de Mendes.
Outro problema que da a entender que a estação foi inaugurada as pressas, inacabada e com ares eleitoreiros, é o fato de ao final da plataforma não existir a continuidade dos trilhos e os trens entre Grajaú e a estação Mendes circularem no máximo aos 20 km/h, indicando não existir todos os dispositivos necessários para a operação segura na região.
A estação segue então em um período de testes para adequar os equipamentos e sistemas de sinalização já existentes para depois começar a operar em horário comercial integral, o que ainda não tem previsão.
De acordo com a CPTM ao site, testes seguem acontecendo, avaliações da operação, mas por enquanto o horário de operação será desta maneira.
Além das estações Mendes-Vila Natal e Varginha (em obras), o projeto de extensão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos em todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas. Para melhorar os deslocamentos e garantir segurança aos passageiros na região próxima à nova estação, foram construídos dois viadutos rodoviários (Jacopo Torriti e Micronésia), que vão eliminar as passagens de nível por estarem localizados acima da via férrea.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
1 comentário »