O cronograma tem início em julho deste ano. Publicado: 05/01/2022 O Detran de São Paulo divulgou o novo cronograma referente ao pagamento do licenciamento anual obrigatório de veículos de 2022, definido com base no número final do emplacamento e inicio a partir de julho. O calendário irá de julho a dezembro e seguirá a ordem de acordo com o número […]
O cronograma tem início em julho deste ano.
Publicado: 05/01/2022
Foto: Diário dos Trilhos
O Detran de São Paulo divulgou o novo cronograma referente ao pagamento do licenciamento anual obrigatório de veículos de 2022, definido com base no número final do emplacamento e inicio a partir de julho.
O calendário irá de julho a dezembro e seguirá a ordem de acordo com o número final de cada placa, iniciando pelo algarismo 1 (um). A diferença é para caminhões e tratores onde o pagamento será entre os meses de outubro e dezembro.
A mudança se deve ao aumento do número de parcelas e prazos para a quitação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
“Nosso objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia e disponibilizar um prazo maior para que o proprietário do veículo possa realizar o licenciamento somente após efetuar o pagamento do IPVA. Lembrando que o serviço é feito de maneira totalmente online, por meio do sistema bancário. Logo, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou Poupatempo para regularizar a situação do seu documento”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP em nota divulgada para a imprensa.
Veja abaixo o calendário:
Conforme o final da placa na imagem acima, por exemplo, um carro de placa final 1 tem até 31 de julho para efetuar o pagamento, caso ultrapassar o prazo será cobrado também juros e multa. Além disto o não pagamento é considerado uma infração gravíssima prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com a anotação de sete pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e a remoção do veículo ao pátio.
Em 2022 o valor para licenciar veículos usados será de R$ 144,86 independentemente do calendário. Já o seguro DPVAT não será cobrado este ano.
COMO LICENCIAR
Para efetuar o licenciamento do seu veículo é necessário informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.
O pagamento pode ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.
Após estar pago, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.