O cronograma tem início  em julho deste ano.

Publicado: 05/01/2022

Foto: Diário dos Trilhos

O Detran de São Paulo divulgou o novo cronograma referente ao pagamento do licenciamento anual obrigatório de veículos de 2022, definido com base no número final do emplacamento e inicio a partir de julho.

O calendário irá de julho a dezembro e seguirá a ordem de acordo com o número final de cada placa, iniciando pelo algarismo 1 (um). A diferença é para caminhões e tratores onde o pagamento será entre os meses de outubro e dezembro.

A mudança se deve ao aumento do número de parcelas e prazos para a quitação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

“Nosso objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia e disponibilizar um prazo maior para que o proprietário do veículo possa realizar o licenciamento somente após efetuar o pagamento do IPVA. Lembrando que o serviço é feito de maneira totalmente online, por meio do sistema bancário. Logo, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou Poupatempo para regularizar a situação do seu documento”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP em nota divulgada para a imprensa.

Veja abaixo o calendário:

Conforme o final da placa na imagem acima, por exemplo, um carro de placa final 1 tem até 31 de julho para efetuar o pagamento, caso ultrapassar o prazo será cobrado também juros e multa. Além disto o não pagamento é considerado uma infração gravíssima prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com a anotação de sete pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e a remoção do veículo ao pátio.

Em 2022 o valor para licenciar veículos usados será de R$ 144,86 independentemente do calendário. Já o seguro DPVAT não será cobrado este ano.

COMO LICENCIAR

Para efetuar o licenciamento do seu veículo é necessário informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O pagamento pode ser feito  via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Após estar pago, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.