A informação foi divulgada para secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Publicado: 30/12/2021

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, informou nesta quarta-feira, 29 de dezembro de 2021, que a concessionária ViaMobilidade assumirá oficialmente as operações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em 27 de janeiro de 2022.
Até esta data, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) responderá oficialmente pela gestão do sistema, mesmo com por exemplo, a operação dos trens e atuação de equipes de segurança já serem formadas por profissionais contratados pela concessionária.
No dia marcado deverá ser celebrado um evento oficial que marcará a “passagem de bastão”.
O que ainda não tem uma data para ser concluída é a retirada dos colaboradores da CPTM das bilheterias destas duas linhas e liberar eles para reforçar equipes de outras linhas, uma vez que o fechamento das bilheterias físicas e troca por totens de autoatendimento está parado no momento, devido problemas no sistema do TOP.
A ViaMobilidade ao assumir, um dos primeiros pontos que já está na concessão será a operação, conservação, manutenção, modernização das instalações existentes e em seguindo passo, a construção de novas estações.
O modelo de concessão prevê 30 anos de administração das duas linhas, cabendo também a concessionária:
* Modernização da infraestrutura das vias;
* Modernização de 35 estações;
* Obras para inserção da nova estação João Dias (essa que já será construída pela iniciativa privada, sem relação com a concessão);
* Construção de um novo Centro de Controle Operacional (CCO);
* Construção de uma nova estação na Linha 8-Diamante, estação Ambuitá na cidade de Itapevi;
* Construção de uma integração entre as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, “unificando” as duas estações Lapa, como também promover obras de acessibilidade no local;
* Adequação do Patio de Presidente Altino para separar as atividades da concessionária e da CPTM no local;
* Compra de novos trens para a operação.
O valor total destes investimentos será no entorno de 2,6 bilhões de reais por parte da empresa vencedora da licitação de privatização.
Caberá a CPTM promover algumas ações nas duas linhas sendo:
* Conclusão da expansão da Linha 9-Esmeralda até Varginha com duas novas estações em um trecho de 4,5 km (Mendes-Vila Natal e Varginha);
* Adequações das estações Morumbi e Santo Amaro da Linha 9;
* Ligar a estação de Carapicuíba ao Boulevard da cidade.
Uma das ações tomadas pelo Grupo CCR isto ainda em julho deste ano, foi o anuncio da compra de 36 novos trens para atender as duas linhas, para permitir a devolução de parte da frota dos trens para a CPTM.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2021/07/20/grupo-ccr-compra-36-trens-da-serie-9000-para-as-linhas-8-diamante-e-9-esmeralda/
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/