Compra de novos trens estava prevista no contrato de concessão assinado recentemente entre o grupo empresarial e o Governo do Estado de São Paulo. Publicado: 20/07/2021 O Grupo CCR por meio da sua concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 selecionou nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, a fabricante de trens francesa Alstom, para fabricar e entregar 36 novos trens […]
Compra de novos trens estava prevista no contrato de concessão assinado recentemente entre o grupo empresarial e o Governo do Estado de São Paulo.
Publicado: 20/07/2021
Foto: Ricardo Guimarães
O Grupo CCR por meio da sua concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 selecionou nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, a fabricante de trens francesa Alstom, para fabricar e entregar 36 novos trens para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, recentemente concedidas para o grupo empresarial por meio de leilão.
Estes novos trens fazem parte de uma série de ações obrigatórias em contrato para promover a melhoria no atendimento ao passageiro destas duas linhas e também para permitir a devolução de trens da CPTM para a mesma utilizar em outras linhas que estão sob sua administração.
A ViaMobilidade escolheu trens do modelo Metropolis, conhecidos aqui em São Paulo como a Série 9000, que já funcionou na linha 11 e atualmente opera na Linha 12-Safira e 13-Jade.
Todos os novos trens possuem salão continuou de ligação entre os oito carros que cada trem contará, câmeras de monitoramento, contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, além de detectores e extintores de incêndio e extintores, sistema de Controle Automático de Trem (ATC) e capacidade de transporte para 2.600 passageiros.
“Estamos muito felizes com a escolha da ViaMobilidade pela Alstom para fabricar os novos trens das Linhas 8 e 9, apoiando os planos do Governo do Estado de fornecer transporte público seguro, confiável e eficiente para os passageiros em São Paulo. Isso reforça a posição da Alstom como um fornecedor global de mobilidade com soluções inovadoras e específicas para as necessidades de cada cliente”, diz Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil em nota divulgada para a imprensa.
Para entregar o novo pedido, a Alstom vai ampliar suas instalações na fabrica de Taubaté no interior de São Paulo, gerando 500 empregos e também fabricará o mesmo trem para atender pedidos para Bucareste (Romênia) e Taipei (Taiwan).
Este trem do modelo Metropolis já opera em outras cidades do mundo além de São Paulo, transportando pessoas em Amsterdã, Cingapura, Cidade do Panamá, Barcelona, Paris, Riade, Dubai, Sydney, Montreal, Rio de Janeiro e Santiago.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
1 comentário »