Estudo da gestão do município concluiu que as medidas de prevenção a transmissão da doença ainda são necessárias, mesmo com o avanço na vacinação.
Publicado: 14/10/2021

Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 14 de outubro de 2021, que decidiu manter o uso obrigatório de máscaras em toda a cidade, seja em ambientes públicos ou privados, abertos ou espaços fechados.
Na decisão, a gestão de Ricardo Nunes levou em consideração os resultados de um estudo pioneiro no país conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde, em que foi avaliado o tempo de transmissão da covid-19 entre uma pessoa contaminada e outra ainda sem estar contaminada com o vírus, com grupos de pessoas e entre outros parâmetros.
Diante disto foi apontada a necessidade da manutenção das medidas atuais de combate a pandemia, incluindo o uso das máscaras de forma contínua em todos os locais, mas também da intensificação de medidas educativas para pessoas que estejam em situação de covid, ou seja, contaminadas e em isolamento domiciliar por exemplo.
No mapeamento de contatos neste levantamento, foi realizada a triagem com 3.408 pacientes, sendo que destes 2.995 (88%) foram contaminados em contatos com outro familiar em suas casas, ampla maioria dos contatos.
Já de um numero de 15.611 pessoas monitoradas em casos confirmados de covid-19, somente 66,4% permaneceram em suas casas. Já os que não ficam em isolamento alegaram motivos diferentes como o fato de estar vacinado (3,7%) ou opção pessoal de não se isolar (40,4%).
Veja a tabela abaixo:

A secretaria de Saúde ainda identificou que entre 48h e 24h antes do paciente infectado apresentar os sintomas do coronavírus, é o período em que a taxa de transmissão é maior.
Mesmo sem determinar uma data para flexibilizar a medida das máscaras, o prefeito Ricardo Nunes, afirmou que até 10 de novembro um novo estudo do mapeamento do vírus será divulgado e através dele será feita uma nova programação para eliminar a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos.
Já nesta sexta (15), cinema e teatros não vão mais precisar respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, mas a apresentação do comprovante vacinal continua mantida.
O secretário de Saúde, Edson Aparecido, afirmou que entre 10 e 15 de novembro toda a população estará vacinada com a segunda dose do imunizante. Atualmente 78,8% da população com idade acima de 12 anos está com a vacinação completa.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/