Nesta quarta (8) foi assinado o contrato com consórcio de empresas responsáveis pela obra Publicado: 09/09/2021 Em evento realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta quarta-feira, 8 de setembro de 2021, o Governo Federal e concessionária GRU Airport assinaram um aditivo ao contrato de concessão do aeroporto que viabiliza a construção de um People Mover ligando este local até a […]
Nesta quarta (8) foi assinado o contrato com consórcio de empresas responsáveis pela obra
Publicado: 09/09/2021
Foto: Divulgação Marcopolo
Em evento realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta quarta-feira, 8 de setembro de 2021, o Governo Federal e concessionária GRU Airport assinaram um aditivo ao contrato de concessão do aeroporto que viabiliza a construção de um People Mover ligando este local até a estação da CPTM.
Segundo este aditivo, está previsto um investimento de R$ 271,7 milhões por parte da concessionária do aeroporto neste novo meio de transporte que ligará a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade e os terminais de embarque e desembarque 1, 2 e 3, com um tempo médio de seis minutos.
O sistema será construído por um consórcio de empresas, a Aerom, HTB, FBS e TSINFRA, com seus parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail, formando o Consórcio AEROGRU.
“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas
Os trens deste novo sistema serão construídos pela Marcopolo, empresa amplamente conhecida no ramo de transportes rodoviários com ônibus. A capacidade de passageiros será de até 2 mil pessoas por hora em cada sentido.
A previsão de início das obras é em janeiro de 2022, com prazo de conclusão de 24 meses para a entrega a população, com um novo meio de conexão que elimina o problema atual, onde ônibus convencionais prestam o serviço, causando transtorno aos passageiros que utilizam o Expresso Aeroporto por exemplo, especialmente as pessoas com malas de grande porte.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.