Um grupo de pessoas tentou invadir e quebrar a estação no final da madrugada. Passageira que nada tinha com a confusão foi ferida por bala de borracha.

Publicado: 15/07/2021 – 09h20

Momento em que mais bombas eram jogadas pela Polícia contra um grupo de pessoas que estava jogando pedras contra a PM, imprensa e estação. Foto: Diário da CPTM

Uma mulher que iria embarcar na estação Francisco Morato da Linha 7-Rubi no final da madrugada desta quinta-feira, 15 de julho de 2021, ficou ferida no rosto após ser baleada com um tiro de bala de borracha, segundo relatos de testemunhas nas redes sociais.

Tudo aconteceu por volta das 6h da manhã conforme pode ser visto no vídeo abaixo publicado nas redes sociais, quando um grupo de pessoas tentou sem sucesso, entrar na estação e iniciando um tumulto.

Em meio ao corre corre e com a chegada de reforço policial, bombas de balas de borracha foram utilizadas para conter a confusão. Essa parte não foi possível ver no vídeo.

Mulher ferida é gravada por outro passageiro que ficou indignado com o que acontece. Foto: Reprodução Twitter

Após isto, a Polícia Militar reforçou a presença em frente a estação, mas às 8h30 uma nova confusão foi iniciada e pedras foram jogadas contra a polícia, imprensa e contra as dependências da estação.

O policiamento segue reforçado nas imediações da estação por volta das 9h.

Imagem
Foto: Diário da CPTM

SOBRE A GREVE

A paralisação é uma forma de protesto das entidades sindicais e categoria, pela falta de um entendimento entre eles e a CPTM referente a pautas das questões salariais e da PPR (Programa de Participação nós Resultados) referente ao ano passado e que não foi pago até o presente momento.

Segundo o Sindicato dos Ferroviários, chegou a ser proposto como ato de protesto trabalhar com as catracas livres, o que foi de pronto recusado pela companhia.

Já a CPTM como forma de tentar frear a greve, conseguiu na justiça uma liminar que obriga 80% da frota operando no horário de pico e 60% dos trens circulando nos demais horários.

A operação nas Linhas 9-Esmeralda está paralisada por completo. Já a Linha 7-Rubi funciona entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras, na Linha 8-Diamante os trens funcionam entre Palmeiras-Barra Funda e Barueri e a Linha 10-Turquesa está funcionando entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, realizando a integração com a Linha 2-Verde.

A circulação dos trens nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além de todas as linhas do Metrô de São Paulo é normal.

O Diário dos Trilhos solicitou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e CPTM uma nova ou manifestação formal sobre o ocorrido em Francisco Morato com a passageira e o vandalismo, mas até a publicação desta matéria, não obtivemos resposta.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.