Um grupo de pessoas furou pneus, cortou correia dos motores e furtou chave de veículos, interditando as vias de acesso ao Terminal Pinheiros e Terminal São Mateus.

Publicado: 28/06/2021 – Atualizado às 07h45

Ônibus na região do Terminal São Mateus (Imagem meramente ilustrativa). Foto: Diário dos Trilhos

Um grupo de sindicalistas segundo a SPTrans atacou ônibus do transporte coletivo nas imediações dos terminal de Pinheiros e São Mateus no começo da manhã desta segunda-feira, 28 de junho de 2021.

Na ação de vandalismo, veículo tiveram as chaves furtadas e outros pneus furados e a correia dos motores cortadas.

No Terminal Pinheiros os veículos bloqueiam a entrada das proximidades com veículos vandalizados e por este motivo algumas linhas estão sendo desviadas pela Avenida Faria Lima e Largo da Batata.

Já no Terminal São Mateus pelo menos três ônibus foram alvo dos marginais e o atendimento aos passageiros é feito na área externa do terminal.

A Polícia Militar foi acionada e está presente nos dois locais para evitar mais ações contra os veículos e a CET atua coordenando o trânsito na região.

Em nota enviada a SPTrans relata o ocorrido:

“A SPTrans informa que ônibus municipais estão sendo alvo de vandalismo desde as 6h desta segunda-feira, 28 de junho, nos terminais Pinheiros, na Zona Oeste, e São Mateus, na Zona Leste.

Segundo informações preliminares, um grupo um ato na entrada do Terminal Pinheiros, sendo retiradas as chaves dos coletivos e cortada a correia do motor de alguns veículos. Os ônibus estão acessando o terminal pela Marginal Pinheiros.

O mesmo acontece no Terminal São Mateus. Há informações de que três coletivos tiveram os pneus esvaziados, obstruindo totalmente a entrada do Terminal desde as 6h35. O atendimento é feito do lado externo.

A Polícia Militar e a equipe de fiscalização foram acionados. A SPTrans repudia atos de vandalismo e contata a Polícia Militar em tais circunstâncias.

Desvio Alternativo nas linhas do Terminal Pinheiros : 637A/10, 637A/21, 637A/25 e a 637A/26.
Segue normal até o Av. Brig. Faria Lima e após retorna no Lag. da Batata para o bairro.”


Já o SindMotoristas, sindicato que representa a categoria informou por meio de nota ao Diário dos Trilhos que não organizou estes atos, se diz surpreso com isto e que a SPTrans atribui a eles a responsabilidade pelo ato de forma caluniosa e que medidas jurídicas serão tomadas.

“A direção do Sindmotoristas foi surpreendida na manhã desta segunda-feira (28), com a notícia de que ônibus do Terminal Pinheiros foram alvos de atos de vandalismo. Esta já é a segunda vez que veículos foram marginalizados na capital.

O presidente da entidade Valdevan Noventa, lamenta o episódio. “Nos preocupamos com a integridade física dos trabalhadores e dos usuários de ônibus. Ainda não sabemos quais são as razões desta ação, mas é lamentável e repugnante qualquer ato de vandalismo. Já estamos vivendo tempos difíceis com a pandemia e ainda nos deparamos com marginais tirando a tranquilidade de quem quer trabalhar”, disse.

O primeiro ato – que aconteceu no dia 14, nas adjacências do Viaduto do Diário Popular, prejudicando a circulação de mais de 30 linhas que acessam o Terminal Parque Dom Pedro II – ainda está sob investigação da polícia.

De acordo com denúncias, a exemplo da nota publicada no Diário do Transporte, as ações teriam sido encabeçadas por um ex-motorista que estava acompanhado de um grupo de desempregados ligados à Viação Metropóle Paulista.

Sobre a postura da SPTrans que buscado atribuir os atos ao sindicato, sem qualquer prova e sem estar baseada na investigação policial – que sequer foi concluída – o presidente do sindicato, Valdevan Noventa, promete tomar providências jurídicas por difamação e denunciação caluniosa.”


Em 14 de junho uma ação da mesma prática afetou o atendimento por ônibus no Terminal Parque Dom Pedro II na região central por pelo menos duas horas.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2021/06/14/circulacao-de-onibus-no-centro-de-sao-paulo-e-normalizada/

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.