Operação inédita vai cruzar o Rio Danúbio com um veículo de 12 metros que tem zero emissão de poluentes.

Publicado: 20/06/2021

Foto: Divulgação BYD

A BYD, fabricante líder mundial no seguimento de ônibus elétricos, realizou nesta semana a entrega de um ônibus de 12 metros para ligar as cidades de Komárom e Komárno, entre a Hungria e Eslováquia no leste europeu.

A Volánbusz Zrt. Que é uma das maiores operadoras de transporte público na Húngria, passando a oferecer o serviço de conexão entre os dois países de forma diária atravessando o Rio Danubío.

A entrega do ônibus foi celebrada na fábrica da BYD na Húngria e contou com a presença do convidado de honra, Péter Szijjártó, Ministro de Relações Internacionais e Comércio da Hungria. O sr. Szijjártó estava acompanhado pelo Dr. Attila Molnár, prefeito da cidade de Komárom, pelo Mons. Béla Keszegh, prefeito da cidade de Komárno, pela Dra. Judit Czunyi-Bertalan, membro da Assembleia Nacional, pelo Dr. Róbert Homolya, CEO da MÁV Zrt. (Ferrovias Estaduais Húngaras) e pelo Dr. Zoltán Pafféri, CEO da Volánbusz Zrt.

O veículo que é de zero emissão de poluentes por ser 100% elétrico, tem autonomia de 300 quilômetros com uma única carga e suas baterias tem a capacidade de 348kWh. O ônibus tem duas portas e oferece padrões elevados de segurança e um alto padrão de conforto aos passageiros, se consolidando com o veículo mais vendido da empresa e do mercado europeu neste seguimento da industria.

A compra deste ônibus foi possível através de um financiamento pelo Programa Interreg V-A Eslováquia-Hungria, que faz parte da Interreg Europe, organização da União Européia que fomenta o desenvolvimento regional.

A própria Volánbusz já se beneficia deste programa, renovando sua frota desde 2018, já efetuando desde então a substituição de 860 veículos.

Um fato curioso é que apesar de destas duas cidades se localizarem em países diferentes,não existe um controle de fronteira, e ambos os cidadãos dos países podem cruzar o rio e a fronteira de maneira livre.

“Conseguimos inúmeras conquistas nos últimos 10 anos por meio da cooperação. A BYD também está fazendo muito por isso, desempenhando um papel fundamental com sua fábrica em Komárom, produzindo ônibus modernos e ecológicos, e nos ajudando a recuperar uma posição significativa na produção de veículos europeus. Os veículos elétricos estão se tornando, cada vez mais, parte de nossas vidas. Hoje também temos uma boa simbolização da harmonia entre a política econômica e a política verde do governo húngaro. Durante o desenvolvimento da indústria automotiva húngara, já estamos nos concentrando no desenvolvimento da indústria automotiva elétrica, que por um lado aumenta a competitividade do país e por outro lado contribui para reduzir a pegada ecológica e as emissões do transporte em todo o mundo”, disse o Ministro de Relações Internacionais e Comércio, Péter Szijjártó, em nota divulgada para a imprensa.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.