Será possível realizar o trajeto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra de forma direta, sem troca de trens.

Publicado: 30/04/2020

Foto: Diário dos Trilhos

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou a unificação da operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que passam a ser uma “linha única” a partir da próxima terça-feira, 4 de maio de 2021, entra em funcionamento o “Serviço 710”, fazendo o trajeto direto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra nos dois sentidos sem a necessidade de troca de trem.

A medida que vai beneficiar quem trabalha ABC Paulista e região norte da Região Metropolitana de São Paulo,  trata de utilizar todos os trens destas duas linhas, Séries 9500, 7500 e 7000 para atender o trajeto, eliminando a já complicada transferência na estação Brás e a utilização de uma plataforma apenas por cada uma das duas linhas no local.

Durante toda a operação comercial das 4h à meia noite, incluindo os finais de semana e  feriados, os trens vão funcionar diretamente com os pontos finais sendo as estações de Jundiaí e Rio Grande da Serra, como era nos anos 90 com as antigas linhas A e D, na ocasião ligando até Paranapiacaba.

Portanto as linhas 7 e 10 passam a ser apenas uma, contando com um total de 31 estações e integrações com as linhas 8-Diamante, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, além das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô de São Paulo.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens, explica o Secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, em nota divulgada para a imprensa.

Para evitar aglomerações nos horários de pico da manhã e tarde, as estações de Francisco Morato e Mauá que é o trecho com maior demanda, contarão com mais partidas de trens destes dois locais, os chamados “loop”.

A previsão da CPTM é ter o intervalo médio entre os trens no trecho Francisco Morato – Mauá de 6 minutos e de 12 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí e também na parte entre Mauá e Rio Grande da Serra.

O Expresso Linha 10 que funciona entre as estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já em vigor, mas os passageiros precisam ficar atentos as mudanças de embarque  e desembarque em algumas estações que serão alteradas devido a unificação da operação.

Os passageiros serão comunicados nas estações sobre essas mudanças.

No ano passado o Diário dos Trilhos já havia informado em primeira mão os estudos da companhia para realizar essa mudança na operação, o que na época foi negado.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2020/02/06/cptm-estuda-unificar-as-linhas-7-rubi-e-10-turquesa/   

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm

8 comentários »

  1. Boa tarde!
    Gostaria de enviar sugestão.
    A linha 7 rubi há estação Lapa, a linha 8 diamante também possue estação Lapa, porém não há acesso direto.
    Minha sugestão que se faça uma estação única com baldeação, aliviaria barra funda com passageiros para Osasco e região, ainda mais agora com ligação direta Jundiaí a Rio grd Serra.
    Fica dica.

    Curtir

  2. Bom dia muito bom essa atitude da cptm de colocar o trem de Jundiaí a rio grande da serra eu também gostaria de pedir ao secretario dos tranportes sobre trlhos que o trem da linha 11 coral da cptm nos horarios de pico o trem que vem da luz ate guaianazes vinhece até Suzano serar que e possiel essa possibilidade fico grato

    Curtir

  3. Enfim o melhor para essa cidade, que praticamente nasci,estudei,trabalhei e vivi por longos anos.Merece todo nosso carinho.Saudades de tudo desde que estudava no Domingos Cambiaghi,as melhores pessoas da minha vida estavam lá .

    Curtir

  4. Era assim o percurso.
    Aí entrou um infeliz que não usa o sistema e fez os passageiros perderem tempo na troca de composição…
    Graças a Deus alguém com sensibilidade para sentir o drama do povo. Sem contar as aglomerações nesses embarques e desembarques… sofrido.
    Parabéns ao responsável por este retorno da linha original…♥️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.