Local atualmente emprega mais de 1 mil pessoas.

Publicado: 01/04/2021

Crédito: Acervo Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo comemora nesta quinta-feira, 1º de abril de 2021, 50 anos do início das obras onde foi construído o Pátio do Jabaquara da até então futura Linha 1-Azul.

Os trabalhos começaram em 1º de abril de 71 e consistia em deixar o terreno pronto para o começo da construção em um local que era ocupado por várias chácaras, como explica o geólogo em ex-chefe do Departamento de Projeto Civil da Companhia do Metrô, Kenzo Hori, que ingressou na companhia em 1968.

Quando a Companhia do Metropolitano iniciou a operação, o espaço antes cheio de mato e terreno irregular, hoje possui uma grande estrutura que ocupa uma área total de 330.000m², que conta com estacionamento para 52 trens, oficinas de manutenção, uma gigantesca máquina para lavar as composições, edificações administrativas, almoxarifado  e a sede da universidade corporativa da Companhia, isto em diferentes setores que impressionam qualquer visitante.

Um exemplo disto é o almoxarifado de peças e itens utilizados para reparos em estações e trens da companhia, um enorme galpão com motores, rodeiros, fios, cabos, vidros e diversos outros itens.

Além disto, o quadro de funcionários que atualmente trabalha neste pátio é de 1.027 pessoas divididas em turnos e setores responsáveis por manter o Metrô em funcionamento, um trabalho realizado por veteranos com 30 ou 40 anos de empresa, praticamente uma vida lá dentro e outros que chegaram em poucos anos e agregam conhecimento e também recebem o saber destes colaboradores de longa data da empresa.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.