Após este tempo em operação, a linha ainda não cumpre sua principal função, conectar ao Aeroporto de Guarulhos de forma direta.

Publicado: 31/03/2021

(Imagem de antes da pandemia). Foto: Diário dos Trilhos

Completa nesta quarta-feira, 31 de março de 2021, três anos da inauguração da Linha 13-Jade da CPTM, que na ocasião ligava a Estação de Engenheiro Goulart ao Aeroporto de Guarulhos, apesar da estação ter sido construída um pouco longe dos terminais de embarque em razão de problemas entre Governo Estadual, Federal e concessionária.

Passado este período a linha foi “expandida” até a estação da Luz com o serviço Expresso Aeroporto que opera diariamente de hora em hora das 5h até a meia noite, recebeu oito novos trens e teve o Serviço Connect descontinuado quando a ligação com a Estação Luz foi ampliada e melhorada.

Também em andamento existem projetos e ações, algumas já executadas para atrair mais passageiros e otimizar o uso da linha como um todo.

Uma das medidas é um processo de licitação que deve ocorrer em breve para selecionar empresa que fará os estudos para a expansão até a estação Palmeiras-Barra Funda, já olhando em um futuro com a integração ao Trem Intercidades, de certa maneira permitindo um deslocamento entre o Aeroporto de Guarulhos ao de Campinas em Viracopos.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2021/03/09/licitacao-para-levar-linha-13-jade-ate-palmeiras-barra-funda-e-novamente-adiada/

Outra é o próprio Expresso Aeroporto como relatado acima, mas também o projeto já em fase de ter as obras iniciadas do People Mover, sistema de monotrilho leve para finalmente ligar a estação ferroviária até o aeroporto. A previsão era de começar as obras em março de 2021, mas devido a pandemia ainda não se tem um prazo de início, mas de inauguração segue para 2022.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2021/02/01/ordem-para-inicio-das-obras-do-people-mover-de-guarulhos-deve-sair-em-marco/

Se levar em conta o trecho principal entre Goulart e Aeroporto-Guarulhos são 12,2 quilômetros de trilhos em 3 estações, integrando com a Linha 12-Safira e próximo de dois terminais urbanos de ônibus municipais e intermunicipais operados pela EMTU, com investimento superior a R$ 2 bilhões.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.