Serão duas novas estações dando continuidade da linha até o o bairro mais ao sul da cidade. Publicado: 23/03/2021 O governo do Estado de São Paulo anunciou no começo da tarde desta terça-feira, 23 de março de 2021, a assinatura do documento que autoriza a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô operada pela concessionária ViaMobilidade até o bairro do Jardim […]
Serão duas novas estações dando continuidade da linha até o o bairro mais ao sul da cidade.
Publicado: 23/03/2021
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo
O governo do Estado de São Paulo anunciou no começo da tarde desta terça-feira, 23 de março de 2021, a assinatura do documento que autoriza a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô operada pela concessionária ViaMobilidade até o bairro do Jardim Ângela. A divulgação vem após reunião entre representantes do Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e da ViaMobilidade.
O novo trecho contará com 4,3 km de extensão, duas novas estações, um terminal de ônibus, ciclovia e a previsão é de beneficiar diretamente 130 mil pessoas.
Com a assinatura do documento é finalizado uma negociação entre a gestão estadual e a concessionária que eram feitas desde 2018, serão iniciados os estudos para criar os projetos funcionais das obras civis e sistemas e na sequência o projeto básico e executivo em um prazo de 24 meses.
“É muito importante que tenhamos um início breve das obras, primeiro para demonstrar que a obra de fato vai seguir seu ritmo, segundo porque em um período tão duro de pandemia, quando vem uma obra que vai ajudar a mobilidade da população mais carente, mais vulnerável a chegar mais rápido ao trabalho e a voltar logo pra casa, é uma esperança”, disse João Doria em nota divulgada para a imprensa.
Projeto de como será o local da futura estação Jardim Ângela. Foto: Divulgação ViaMobilidade
Veja abaixo os detalhes das duas novas estações:
* Estação Comendador Sant’Anna – construída em via elevada (superfície) na avenida com o mesmo nome na região com uma quantidade de comércios e serviços públicos.
* Estação Jardim Ângela – será subterrânea e próximo do Hospital do M’Boi Mirim, conectando ao terminal de ônibus já existente no local e ao outro que será construído ao lado para absorver a demanda crescente de passageiros com a entrega da obra.
A Avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada até a Estrada do M’Boi Mirim acompanhando o traçado do córrego do Capão Redondo que será canalizado.
Veja abaixo o traçado da expansão da linha:
Foto: Divulgação ViaMobilidade
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
João doria assina contrato para metro linha 5 lilás até jardim Ângela agora vem monte politicagem de faixa dizendo que eles que fez o metro parabéns João doria pela sua conquista
metro linha 5 lilás ate jd Ângela será maior linha da amarica latina
CurtirCurtir
João doria assina contrato para metro linha 5 lilás até jardim Ângela agora vem monte politicagem de faixa dizendo que eles que fez o metro parabéns João doria pela sua conquista
CurtirCurtir