Data foi informada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos após o TCE autorizar a concessão.

Publicado: 19/03/2021

Foto: Diário dos Trilhos
Trem na estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante (imagem de antes da pandemia). Foto: Diário dos Trilhos

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou em sua conta no Twitter a data para acontecer o leilão para passar a iniciativa privada por 30 anos, a administração das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes – Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú e depois até Varginha). O processo de concessão será feito em 20 de abril de 2021.

A data para o certame vem logo após o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) autorizar o processo na ultima quarta (17) quando foi julgado improcedente a ação movida contra o edital, questionando irregularidades as quais o conselho do Tribunal não considerou ilegal.

“Temos uma nova data para o Leilão das Linhas 8 e 9 da CPTM: 20 de abril. Depois da autorização do TCE-SP seguiremos com essa concessão que tem investimentos em mais de R$ 3,2 bilhões e vai melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que usam essas linhas de casa ao trabalho.

Sigo as diretrizes do Governador João Doria de trabalhar em busca de investimentos para que as pessoas que vivem e passam por SP possam ter um transporte público mais seguro, eficiente, rápido e confortável”
, disse Alexandre Baldy.

Durante as 8 rodadas de respostas da CPTM sobre questionamentos do processo e do edital, gerando quase 800 perguntas, foram abordados mesmo sem mencionar os autores, questões como a insegurança em pátios de trens, índice elevado de furtos de peças de trens e equipamentos de energia na linha 8, frota de trens disponíveis e os custos por exemplo para a remobilização de dois trens que estão parados que juntos podem chegar a 100 milhões de reais.

A privatização das linhas 8 e 9 por meio da concessão prevê de forma resumida, a administração do setor privado por 30 anos, a compra de trens novos, modernização de estações e sistemas, exploração de espaços comerciais como receitas arrecadatórias e o investimento do vencedor na ordem de R$ 3,2 bilhões.

Já sob administração da nova empresa, serão entregues as estações de Varginha e Mendes-Vila Natal, construídas pelo Governo do Estado e a João Dias, essa pela iniciativa privada, todas elas na Linha 9-Esmeralda. Já na Linha 8-Diamante é previsto a construção pelo concessionário da estação Ambuitá.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.