Por pelo menos duas horas a circulação foi alterada e a CPTM sequer informou oficialmente o problema, seguindo sua política de ocultar informações.
Publicado: 06/02/2021

Passageiros que utilizam a Linha 7-Rubi da CPTM encontraram a operação com maiores intervalos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Pirituba na tarde dessa sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021, após uma pilha de dormentes cair na via e atingir um trem de passageiros.
O problema aconteceu logo após às 14h e durou pelo menos até perto das 17h, quando a circulação foi normalizada.
Segundo informações de passageiros que presenciaram o ocorrido, um trem de carga passou pelo trilho do lado, balançou e não se sabe o porque e veio a derrubar vários dormentes de madeira.
Apesar da circulação com maiores intervalos, mais uma vez a companhia tentou “esconder” o problema, não informando em nenhum canal oficial, apesar respondendo reclamações individuais, uma política adotada na atual gestão da empresa.
O incidente não deixou feridos e os passageiros trocaram de plataforma e embarcaram em outro trem para seguir viagem, Já a CPTM por meio de nota explicou sua versão do ocorrido e disse que irá investigar o porque dos dormentes estarem na via.
Veja a nota da CPTM na íntegra abaixo:
“Por volta das 14h00 desta sexta-feira (05/02) um trem de carga que circulava por uma das vias que também atende a Linha 7-Rubi da CPTM, nas proximidades da Estação Piqueri, passou por cima de dormentes que estavam no local, jogando as peças para a outra via. Um trem com passageiros que passava pelo local atropelou as dormentes, prejudicando a circulação da composição.
Os passageiros do trem, que seguia com destino à Estação Jundiaí, não se feriram, e desembarcaram na Estação Piqueri, onde embarcaram no trem seguinte e prosseguiram viagem.
Tanto o trem de carga quanto o trem da CPTM estão parados nas vias, e por isso os trens estão circulando por uma terceira via existente no local. O intervalo médio entre os trens é de 12 minutos entre as estações Barra Funda e Pirituba.
As equipes de manutenção estão atuando para liberar a via o mais rápido possível. O motivo dos dormentes estarem na via será investigado.
A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos causados.”