Em menos de duas semanas é a segunda intervenção da Prefeitura em itinerários de linhas intermunicipais.

Publicado: 04/06/2020

A EMTU comunicou a suspensão da operação de mais duas linhas de ônibus na cidade de São Paulo, após intervenção da Prefeitura. Desta vez as linhas 377 e 460 fora afetadas.

Desde a quarta-feira, 03 de junho, as linhas 377 – Poá (Jardim Nova Poá) / São Paulo (Parque Artur Alvim) parou de atender a cidade, encerrando a linha na estação Antonio Gianetti Neto da Linha 11-Coral. Valor da tarifa foi reajustado, saindo de R$ 5,35 para o valor de R$ 4,85.

A outra linha afetada é a 460 – Ferraz de Vasconcelos (Vila São Paulo) / São Paulo (Parque Artur Alvim) que foi encerrada e não opera mais, devido a determinação da portaria SMT.GAB nº 074/2020 e para os passageiros desta linha, a EMTU recomenda que seja utilizado ônibus de linhas da cidade de Ferraz de Vasconcelos e depois utilizem a CPTM.

No caso das duas linhas, o passageiro receberá um custo adicional de despesas, precisando agora além do ônibus, utilizar os trens como meio de trajeto.

Em duas semanas já se somam 14 linhas que a EMTU retira de operação em São Paulo ou corta parte do itinerário, devido a intervenções da Prefeitura de São Paulo, com a finalidade de evitar o chamado “pinga pinga” de passageiros destas linhas que acabam por “roubar” passageiros dos ônibus municipais, prejudicando as empresas que nele atuam.

Na ultima terça-feira, 02 de junho em entrevista a jornalistas do setor de mobilidade, o Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Edson Caram, ao ser questionado sobre estes cortes, alegou que a EMTU não apresentou uma justificativa convincente para que as linhas continuassem a atuar no município, já que elas sobrepõe linhas e não há motivo para isto, e que a população não ficará sem ser atendida, podendo utilizar linhas municipais.

“A EMTU não conseguiu nenhum tipo de justificativa que fizesse a SPTrans e a Secretaria de Transportes concordassem que essa sobreposição existisse. A população não ficará desatendida e terá o transporte público municipal a sua disposição para isto. O que não podia era ter essa sobreposição e o pinga pinga que estava acontecendo dentro da cidade de São Paulo.”

(imagem meramente ilustrativa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.