A informação foi divulgada pela STM, mas não há definição de como será.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) informou por meio de nota para o Diário, que o Monotrilho da Linha 15-Prata pode ainda neste mês voltar a operação para atender os passageiros.
A data prevista é o dia 23 de março, próxima segunda-feira, porém com uma operação restrita em um trecho apenas da linha, mas com o horário integral de funcionamento. Já a operação normal de fato atendendo os passageiros entre as estações Vila Prudente e São Mateus, somente no dia 14 de abril, praticamente daqui um mês, segundo previsão do Consórcio CEML e da Bombardier.
O laudo da fabricante dos trens aponta que o sistema Run Flat localizado abaixo dos trens, poderia estar tocando nos pneus em vários momentos, causando danos a eles. Devido isto, a Bombardier está analisando todos os conjuntos de rodas de cada trem, para que as peças ou partes que colocam em risco a operação dos trens sejam substituídas.
Outro apontamento foi a necessidade de intervenções na via (vigas por onde os trens passam), para eliminar as trepidações para impedir que no futuro o sistema Run Flat volte a tocar nos pneus e causar novos problemas.
De acordo com a secretaria, o CEML já está trabalhando nas vias do monotrilho para eliminar as trepidações que causam os problemas e trocando as peças mencionadas para que a Bombardier coloque enfim os trens novamente em operação.
Até lá, o sistema PAESE com ônibus gratuitos vão continuar a atender os passageiros com veículos articulados, obedecendo paradas nas estações.