Atualizado às 17/03/2020 com a inclusão do decreto do Diário Oficial.

A medida anunciada pelo Governador João Dória vale para todos servidores públicos, exceto de serviços essenciais nas áreas de segurança e saúde.

Foto: Diário dos Trilhos

O Governo do Estado de São Paulo anunciou ações para proteger funcionários do Metrô e CPTM e outros setores do funcionalismo público. Dentre elas, o uso de álcool em gel para quem trabalha em bilheterias, luvas, máscaras e óculos de proteção e também a intensificação da limpeza nos trens e estações, assim como os banheiros.

Funcionários com idade acima de 60 anos serão afastados por estarem no grupo de risco maior de contágio, alguns estão sendo liberados para home office e aos que fizeram viagem ao exterior também permanecem afastados, funcionários com menos de 55 anos terão parcialmente custeada a vacina da gripe, como meio de se prevenir contra a doença.

Conforme o decreto publicado no Diário Oficial de 17/03/2020 de numero 64.864, idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com doenças respiratórias cronicas, diabéticos, hipertensos e outras pessoas que tenham doenças que afetam o sistema imunológico, podem ser afastadas das funções. Veja abaixo a parte do decreto que aborda o tema:

Reprodução Diário Oficial do Estado de São Paulo Nº 64.864 – 17/03/2020

Até o momento nenhum funcionário foi afastado, espera-se que essa medida seja tomada o mais breve possível por serem público de alto risco.

Além de medidas tomadas para limpeza, cartazes, avisos sonoros e avisos nos monitores de TV com orientações contra a doença estão disponíveis em estações de trem, metrô, ônibus, escolas e locais públicos.

Locais públicos estão sendo fechados, como museus, bibliotecas, espaços culturais, cinemas, entre outros, essa medida é para evitar a aglomeração de pessoas; a pedido da autoridades, sair o mínimo possível, manter a casa limpa e arejada, lavar as mãos sempre e evitar contato desnecessário com muitas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.