A vítima estava percorrendo o trecho conhecido como sistema funicular, onde tem uma antiga ponte da ferrovia.

Um homem morreu na manhã deste domingo (13) enquanto fazia trilha com mais 15 pessoas na região de Paranapiacaba, cidade de Santo André. Antônio Raphael Gomes de Freitas, de 29 anos, caiu de uma altura de 50 metros de cima da ponte da antiga ferrovia da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, localizada no sistema funicular, já em trecho de serra, onde recebe todos os anos muitos trilheiros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h27 e enviaram 3 equipes ao local do acidente. Por ser de difícil acesso, os homens precisaram caminhar bastante para chegar na vítima, que teve morte instantânea em razão da altura, sendo seu óbito constatado pelos militares.
A empresa MRS Logística responsável pelo local, afirmou em resposta ao Portal R7, “que o acesso à área é proibido e que as pessoas devem ter consciência dos riscos que correm ao fazer trilhas no local.”
A ponte em questão foi desativada nos anos de 1980 com a interrupção do uso deste trecho para descida ao litoral, hoje operado por outro via férrea na região.