Um incêndio ocorrido na noite de 7 de dezembro destruiu o carro Administração A-302 da EF Sorocabana nas dependências da Oficina de Mairinque, em área operacional da concessionária Rumo Malha Oeste.

O carro construído em 1952 um bem único, usado para transportar presidentes, governadores e grandes autoridades da ferrovia, foi destruído em um incêndio no último dia 7. O carro de passageiros se encontrava em um oficina abandonada na cidade de Mairinque, em uma via que estava desativada onde segundo a “Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, entidade voltada a conservação de bens ferroviários históricos, a decisão de enviar o carro para este local foi da concessionária Rumo, que não teria se responsabilizado pela segurança do veículo.

O carro estava em bom estado de conservação de suas peças originais com suas camas, cabines, cozinha, maçanetas de porta, lustres, puxadores de janelas, cortinas, acionadores de ventilação, lavatórios, janelas, afrescos em marcenaria e estava em processo de avaliação de valor pelo “Condephaat” – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo.

Diante do ocorrido, a entidade de preservação deu início em uma Ação Civil Pública que vai apurar as responsabilidades e ressarcimentos do bem destruído. O grupo de preservação ressalta que alertadas desde 2018 foram emitidos sobre o risco que corria o trem, entretanto foram ignorados conforme comprovação por emails.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.