Festas chegando e muitas pessoas não querem deixar seu bichinho de estimação sozinho em casa, como opção a CPTM autoriza a transportar animais, basta respeitar algumas regras.

Dentro dos trens em caixas de transportes é a maneira correta de se transportar seu melhor amigo. Foto: Diário da CPTM

Se voce precisa se deslocar com seu animal de estimação, a CPTM permite que sejam transportados nos trens, mas seguindo algumas regras. Durante os finais de semana e feriados os bichinhos podem ser transportados a qualquer horário, já nos dias úteis os horários devem ser das 10h às 16h e das 19h até o fim da operação dos trens. Segundo a companhia essa é uma maneira de manter a segurança tanto dos passageiros como do pet de estimação; o animal deve estar na caixa de transporte e não pode ultrapassar os 10 quilos.

Existem algumas exceções como cães-guias treinados para auxiliar pessoas com deficiência visual que podem ingressar o sistema em qualquer horário e bichinhos que tenham marcado algum procedimento cirúrgico no dia, devendo apresentar uma solicitação do veterinário constando a data, motivo do procedimento e assinatura do mesmo.

A Lei Estadual 16.930/2019 entrou em vigor no dia 24 de janeiro para a regularização do transportes dos animais, que não deve prejudicar os outros passageiros e nem o funcionamento da linha; os animais podem ser transportados na CPTM, no Metrô, VLT e ônibus intermunicipais. Para sua segurança e de seu bichinho, a caixa de transporte deve ter o tamanho de 45 x 60 x 35 cm de altura, é recomendado também colocar uma etiqueta com o nome e número de telefone na caixa para contato com o dono, mantenha a caixa limpa e respeite as regras de utilização para fazer uma viagem tranquila tanto aos passageiros como para seu animalzinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.